teste minha imagem
Google+

Dica Nível Básico

O que são sensores APS-C e Full Frame?

O sensor da câmera é um chip fotossensível que capta a luz vinda através da lente, a partir disso, gera uma imagem digital. Entre as câmeras DSLR da Canon, há atualmente dois tamanhos de sensor: APS-C e Full Frame.

 O sensor Full Frame, mostrado acima na câmera do lado esquerdo, tem um tamanho de 36 x 24 mm. Já o sensor APS-C, mostrado na câmera da direita, tem 22 x 15 mm. Essa variação de dimensão entre os modelos proporciona algumas diferenças na captação da imagem, que, dependendo do tipo de fotografia, podem tornar um ou outro sensor mais interessante. 

 

 

Vantagens do sensor APS-C

O tamanho reduzido desse sensor provoca uma diminuição no ângulo de visão. Esse sensor, conhecido como cropado, registra uma parte menor da imagem que é gerada pela lente. O fator de corte de 1.6x faz com que uma lente 50mm, por exemplo, seja equivalente a uma 80mm (50 x 1,6 = 80).

A principal vantagem no fator de corte é que ao fazer fotos à longa distância, como animais na natureza, a capacidade da sua teleobjetiva será maior.

  

 

Vantagens do sensor Full Frame

O sensor Full Frame tem o mesmo tamanho do filme analógico, o que permite captar mais luz através de um número ISO mais alto. Esse ganho em sensibilidade pode ajudar muito em situações de baixa luminosidade, como fotos noturnas.

O tamanho da imagem gerada pelo Full Frame também será maior. As dimensões desse sensor captam mais megapixels e possibilitam ampliações maiores da foto, o que o torna interessante para quem deseja se profissionalizar.

Aproveitando ao máximo a imagem gerada pela lente, esse sensor não tem fator de corte: ou seja, uma lente 50mm funcionará como tal.

 

 

Lentes compatíveis

As lentes EF geram uma imagem grande o suficiente para preencher todo o sensor Full Frame. Elas também são compatíveis com câmeras APS-C, que aproveitam só a área central da projeção dessas lentes, o que causa o fator de corte.

As lentes EF-S projetam uma imagem menor, que preenche apenas o sensor APS-C, tornando-as incompatíveis com câmeras Full Frame.

Comentários

Deixe seu comentário
Geremias Araujo Borges

Gostei da explicação, tirou muitas das minhas dúvidas, ótimo. Sou amador do amador em fotografia, mas sou fascinado pelo o assunto desde criança. Só agora na terceira idade comprei (Sem perguntar a ninguém entendido no assunto) uma câmera fotográfica EOS Rebel T5i, que veio com uma lente EF S 18-55, e agora que estou lendo um pouco sobre o assunto, hoje, talvez não compraria esta, quem sabe uma Full Frame. Estou certo ou errado? Como gosto de viajar, sou fã da natureza, paissagem, comprei uma EF 70-300 F 4-5.6 IS USM. Qualquer reunião de família em casa, aniversário, até um casamento já fotografei com a 18-55 (estava presente com a câmera e não tinha fotógrafo para o casamento, e pediram para eu fotografar, me sentir o maior fotógrafo do mundo). Tenho uma viagem marcada para o próximo mês para um dos lugares mais bonito do mundo, Fernando de Noronha. estou querendo comprar uma 18-105 L para levar. Me orienta aí pessoal.

Olá Geremias, ficamos muito felizes que tenha iniciado nesse maravilhoso mundo que é a fotografia, continue nos acompanhando para se aperfeiçoar cada vez mais! Sobre equipamentos, entre em contato com a gente: GRANDE SÃO PAULO: (11) 4950-5060 OUTRAS LOCALIDADES: 0800 20 CANON (22666)

Alexandre Puchalsck

Muito obrigado!!! Por causa desse artigo vou poder investir em mais acessórios ao invés de comprar uma lente nova! Eu tenho uma 60d e vou mudar para 7d mark II, mas não tinha me atentado em relação ao sensor. Obrigado pela dica!

Que bom, Alexandre. Ficamos felizes em saber que te ajudamos de alguma maneira! Abraços.

Gustavo Rezende dos Santos

Que legal! Até que enfim descobri o que é Full Frame. Obrigado!

Obrigado, Gustavo. Ficamos felizes de saber que você aprendeu algo com a gente. Continue acompanhando o Canon College para aprender ainda mais! :)

Arivaldo dos Reis Souza Junior

Ótima matéria, tenho uma MK3 e ainda não explorei 15% dessa máquima.

Vicente Henrique Cintra

excelente matéria, veio ilustrar uma conversa entre eu e dois amigos justamente sobre esse assunto...

Caique Silva

Gostei! muito bom! meu sonho é ter uma DSLR cano não ligo se for Crop ou Full frame mas quero muito uma canon!