Dica Nível Intermediário

Fotografando enfeites de Natal com free lensing

Na hora de fazer as fotos de Natal, é natural direcionarmos as lentes para as pessoas e terminarmos o ano com o álbum repleto de retratos. Por causa disso, quase sempre nos esquecemos de uma parte bem importante da festa: os enfeites natalinos.

Para fugir do comum, vamos sugerir uma técnica interessante, capaz de tornar os registros de fim de ano muito mais criativos do que o normal: a técnica de free lensing, sobre a qual já falamos nesse post e, agora, vamos trazer de volta com mais alguns detalhes.

 Mas o que é free lensing?

Free lensing é a técnica de fotografar com a lente solta da câmera. A inclinação da lente em relação ao seu encaixe natural criará pontos de foco e desfoque fora do comum, manchas escuras e uma sensação de sonho nas suas imagens.

A imprevisibilidade do resultado é uma das partes mais divertidas da técnica.

Cuidados necessários

É muito importante lembrar que, sempre que soltamos a lente, os mecanismos internos da câmera ficam expostos às partículas do ar. Nunca utilize a técnica em locais empoeirados, úmidos ou que contenham terra ou areia.

Além disso, antes de testar qualquer efeito, verifique se você está segurando seu equipamento de forma confortável, garantindo que sua lente e sua câmera não escapem das mãos.

Como fazer

Para conseguir fazer o free lensing, é importante usar uma lente fixa, sem zoom. Essas lentes são geralmente menores, mais leves e, portanto, mais fáceis de focar.

Coloque o foco no modo manual, foque o infinito e destaque a lente da câmera.

Nesse momento, tudo vai parecer fora de foco, mas, testando diferentes ângulos da lente em relação à câmera, você logo vai começar a perceber que alguns pontos vão entrando em foco! 

Dicas extras

  • Antes de testar a técnica, verifique se a sua lente permite o foco manual enquanto está desconectada da câmera.
  • Lentes grande-angulares dificultam o foco do free lensing.
  • Portanto, prefira lentes a partir de 50mm. A EF 50mm f1.4 USM, por exemplo, é um ótimo modelo para testar a técnica.
  • Um tripé pode ajudá-lo a segurar melhor seu equipamento e a fazer fotos com mais atenção no que realmente importa: o foco.

Esperamos que gostem da dica e façam ótimas fotos dos enfeites deste Natal! Não se esqueçam de publicar os resultados no Instagram utilizando a hashtag #DesafioCanon25 para participar do desafio da nossa página, @canonbr.