Explore fotos em alta velocidade

Você já tentou fazer fotografias de pessoas ou objetos em movimento e quando olhou o resultado, o máximo que conseguiu foi um borrão e uma imagem sem nitidez?

Para conseguir fazer fotos em movimento – ou como muitos dizem “congeladas” ou em “rastro” – muitas vezes é preciso ter o controle correto sobre o obturador da sua câmera. Caso você não tenha ainda domínio do modo Manual, as câmeras Canon possuem modos de disparos que ajudam a conseguir o resultado esperado.

Conheça estas dicas pra lá de práticas, pegue sua Canon e dê ação aos seus clicks!

O que é obturador?

O obturador é uma espécie de janela que abre e fecha em um determinado tempo, de modo a controlar a quantidade de luz que chega até o sensor da câmera, onde a imagem fica registrada.

É importante dizer que o obturador trabalha com aberturas e fechamentos com frações de 1 segundo ou mais que 1 segundo.

Quanto mais rápido o obturador abre e fecha, menos luz chega ao sensor e menos tempo de cena é registrado, isso tende a causar o congelamento da imagem.

O contrário também é verdadeiro: quanto mais tempo de exposição, mais luz entra e um maior tempo de cena é captado, causando o que chamamos de rastro.

O obturador das DSLRs geralmente trabalha com tempos de exposição entre 1/4000s  algumas câmeras vão até 1/8000s – e 30 segundos de exposição.

Também existe o modo Bulb (B), em que o obturador fica aberto enquanto o botão disparador é clicado. 

 *Foto feita com alta velocidade do obturador.

Você pode manipular a velocidade do obturador de sua DSLR Canon de dois modos: o primeiro é o Modo M (Manual), em que você pode manipular ao bel-prazer todos os elementos técnicos de sua foto, incluindo o obturador.

O segundo é o Modo TV (Shutter Priority).

O modo de Prioridade do Obturador (Shutter Priority - representado por Tv), ajuda muito quem ainda está se adaptando a uma DSLR.

Ele permite que você foque em como deseja capturar uma ação, trabalhando apenas com a velocidade de obturador. Os demais elementos da fotometria são automaticamente determinados pela câmera, mediante ao seu desejo de velocidade.

Quando você precisar de mais praticidade, por exemplo, num jogo de futebol ou em uma manobra de um skatista, o Modo Tv pode ajudar muito a ter uma configuração mais rápida e eficiente. 

 *Foto feita com alta velocidade do obturador.

Agora, veja alguns efeitos em que o obturador é protagonista e que podem ficar ótimos em suas fotos.

 *Foto feita com velocidade do obturador baixa.

 Efeito Panning

Essa técnica é muito usada por fotógrafos esportivos e deixará suas fotos cheias de ação. Você também pode usá-la em pessoas andando, animais em movimento e outros objetos.

 *Foto com efeito Panning.

Deixe a velocidade do seu obturador baixa e fotografe acompanhando o movimento com a câmera. Para carros, ciclistas e objetos maiores o ideal é configurar o obturador entre 1/60 e 1/125 segundos.

 Já para animais e pessoas em movimento, você conseguirá resultados bacanas já com 1/8. O mais indicado nesses casos é usar um tripé ou monopé, assim, você não corre o risco de suas fotos ficarem tremidas.

Quanto mais veloz for a ação, mais rápida será a velocidade necessária para congelar os movimentos da cena. Na verdade, o Panning é uma combinação entre registro e congelamento, por isso essa sensação de movimento intenso, mesmo com boa nitidez.

Sempre pratique sem medo de errar, com certeza você encontrará seu jeito de fotografar. 

Congelando um momento

Se o objetivo é capturar um momento em alta velocidade, você precisa aumentar a velocidade do obturador da sua câmera. E, claro, também ficar muito atento à iluminação do local, já que o sensor da sua Canon ficará pouco tempo exposto a luz é preciso que o local tenha mais luz. 

Lembre-se sempre: quanto mais veloz for a ação, mais rápida será a velocidade necessária para congelar os movimentos da cena.

Explore as infinitas possibilidades que a fotografia em alta velocidade pode proporcionar. Com certeza você irá se apaixonar por essas técnicas tão surpreendentes.

Pegue sua Canon e faça também!

 ________________________