Dicas para fotografar festas

Não importa a época do ano, sempre há festas para os mais diversos gostos, públicos e, por que não dizer, imagens.

Cada festa tem uma história diferente; seja numa praia ao pôr do sol, ou em uma balada noturna com luzes artificiais.

O ponto é que todas as festas podem dar boas imagens e aqui vão algumas dicas para você garantir os melhores registros com sua DSLR Canon.

A não ser em casos especiais, esteja sempre com a câmera em uma velocidade rápida de obturador.

Quando a intenção não é "deixar rastros" na foto por conta da linguagem, ninguém gosta de fotos borradas; principalmente em festas, em que alguns momentos só acontecem uma vez e em poucos instantes.

Por isso é sempre bom estar garantido ou garantida: aumente a velocidade do obturador de sua câmera.

Para fotografar pessoas em movimento, o segredo é aumentar a velocidade do obturador.

O obturador é uma espécie de janela interna que abre e fecha rapidamente - numa fração de segundo, na verdade -, permitindo a entrada de luz no sensor de sua câmera.

Quanto mais rápida for a velocidade de obturador, mais próximo de congelar o movimento você estará. Isso evitará os temidos borrões.

Para fotos noturnas e internas é bom encontrar o equilíbrio entre velocidade e boa fotometria.

É claro que é preciso encontrar o equilíbrio ideal entre a luz do ambiente e a velocidade de sua câmera, mas geralmente velocidades acima de 1/100 já começam a congelar os movimentos em uma festa.

Trabalhe com foco automático

Não dê sopa para o azar: trabalhe com o foco automático de sua DSLR.

Com certeza, você não vai querer perder fotos por conta do foco. É por isso que as DSLRs da Canon têm sistemas de autofoco bem precisos e rápidos.

Foco. Sempre mantenha o foco de suas imagens com o autofoco de sua Canon.

Um deles é o AI SERVO.

Quando está em modo AI SERVO, a câmera rastreia o foco de acordo com a posição do objeto ou da pessoa em sua festa, acompanhando todo o movimento que ela possa fazer.

Para trabalhar com o autofoco, você precisa apertar o botão de disparo de sua câmera pela metade, ou seja, deixá-lo na metade do caminho para o click. Quando ouvir o bipe ou ver que a câmera encontrou o foco - pontos vermelhos piscam no viewfinder quando isso acontece -, é só pressionar o restante do caminho do botão de disparo e a câmera fará a foto com o foco desejado.

Câmeras como a Canon T7 e a Canon SL2 têm modos bem precisos de autofoco, além, claro, dos outros modelos mais avançados..

Se quiser saber mais sobre autofoco, basta clicar aqui.

Lentes certas para as fotos certas

Ter a lente certa na hora de fotografar uma festa pode ser o segredo que garante imagens lindas. Cada festa e situação pedem lentes diferentes. O ideal é encontrar a melhor.

Por exemplo, digamos que você esteja numa balada, luzes artificiais e muita gente querendo fotografar em grupo. Sabe o que pode ser uma boa? Usar uma lente grande-angular.

Lentes dessa categoria têm ângulos bem abertos e permitem que você faça fotos em que muitos elementos ao redor apareçam em quadro.

Todo mundo cabe em uma foto com uma grande-angular.

Duas sugestões de lentes grande-angulares são a EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM e a EF 16-35mm f/4L IS USM.

Já se você estiver numa festa mais calma, mais espaço e possibilidades de planos, pode ser que uma lente telefoto se encaixe bem.

Uma lente telefoto sempre vai bem.

Uma lente telefoto é ótima para fotografar de longe, fazer aquele fundo desfocado e trabalhar com maiores aberturas de diafragma, no caso das lentes que permitem maiores entradas da luz

A EF 70-200mm f/2.8L USM é uma ótima opção de telefoto que atende a todos os requisitos acima.

Vai pra festa? Se puder, leve um flash.

Não é que seja obrigação, mas saiba que um bom flash pode salvar fotos naquelas horas mais necessárias.

Muita gente já agradeceu por ter um flash por perto na hora de fazer fotos de festas.

Flashes podem salvar!

Aqui vão duas opções para você: o Flash Canon Speedlite 270EX II e o Canon Speedlite 430EX III.

Aproveite!

-------

Se você quiser ainda mais dicas sobre como fotografar festas, você pode conferir uma série de vídeos que fizemos com esse tema. Tem dica para todo mundo.

É só clicar aqui e aproveitar!

Tags: canon