teste minha imagem
Google+

Blog 27.04.2015

Reflexos na cidade: ideias criativas para fotografar na rua

Você sai para fotografar a cidade e, claro, já sabe que vai se deparar com elementos superdiversos. As ruas oferecem luzes, sombras e os mais diversos personagens para ilustrar seus cliques. Mesmo com toda essa variedade, explorar alguns recursos vai garantir a beleza das suas fotos, e é aí que entram os reflexos. Esses efeitos acontecem porque certas superfícies – como a água, metal ou vidro – são capazes de refletir raios de luz sem absorvê-los. Parece complexo, mas não é, na verdade: você só precisa prestar atenção num pequeno truque da física: o ângulo de incidência é sempre o ângulo do reflexo.

Isso quer dizer que se você está olhando para uma lagoa e vendo o céu, é só abaixar para mudar seu ângulo, que o reflexo que você verá será a margem oposta. É importante saber o princípio por trás do recurso porque daí você pode aplicá-lo a qualquer tipo de superfície reflexiva, desde espelhos e vidros até a água. Grande parte dos parques possui lagoas e represas, esses elementos são recursos bem legais para o seu trabalho. Mesmo assim, muitas vezes nem é preciso uma grande quantidade de água para se encontrar um reflexo bonito. Achar o melhor ângulo para encaixar as linhas da foto ou simplesmente rebater as cores do céu são truques importantes: procure experimentar com os ângulos, abaixar e levantar procurando o lugar perfeito, e deixe para clicar depois. Essa sim é uma foto que foge do comum.

O tipo de reflexo mais comum para quem mora em cidades grandes é o dos prédios espelhados. Uma dica pra que suas fotos desses grandes modelos assumam um aspecto mais artístico é registrar partes do céu de formas diferentes. Minha sugestão é utilizar uma lente fixa, como uma 50mm, para se forçar a fazer escolhas de recortes ao clicar. Outra dica é mostrar várias partes do mesmo objeto em fotos diferentes: é mais interessante do que ter o quadro aberto.

Objetos que se movem criam uma mistura de borrões e imagens congeladas que oferecem um resultado final surpreendente. Experimente deixar as luzes de um trem ou ônibus passando em um fim de tarde surpreenderem você com um resultado fora de série!

Publicado por: Gabriel Rastelli Quintão Categoria: Inspire-se

Comentários

Deixe seu comentário
julio vieira lima

Imagens que traduzem a beleza e sensibilidade com olhar criativo. Parabéns.

jair vicente

Parabéns pela ideias e visões diferenciadas .cada dia admiro mais a fotografia.

Oliver Acacio

Super interessante. Parabens.