Blog 23.12.2015
O que é fotografia Newborn
Inicialmente gostaria de me apresentar e falar um pouco de quem sou e de por que escolhi a fotografia como profissão. Sou formada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atuei durante alguns anos em empresas, mas nunca realizada e feliz. Depois que tive meus filhos, resolvi que não trabalharia mais, queria me dedicar a eles.
Dentro da rotina de mãe, surgiu a fotografia. Sem técnica nenhuma, eu me divertia registrando a vida deles. Passados oito anos (sim, oito anos, você leu certo) achei que eles poderiam ficar um pouco sem mim. Como a fotografia estava tão presente na minha vida, resolvi mergulhar em cursos e me especializar.
Assim que me deparei com a fotografia Newborn, apaixonei-me pelo estilo. Fiz um curso para me especializar e passei a clicar os recém-nascidos com técnicas e buscando meu estilo próprio.
Há cinco anos era difícil descobrir e desvendar os segredos e técnicas desse estilo de fotografia, que cresceu com força no Brasil nos últimos três anos. Hoje a fotografia faz parte do meu dia a dia. Dou aulas de fotografia Newborn, palestro em eventos e congressos, administro meu próprio estúdio e continuo cuidando dos meus filhos. Já fotografei mais de 500 bebês desde que comecei. Ainda são uma paixão na minha vida.
E o que é fotografia Newborn?
É um estilo de fotografia feita geralmente entre o 5º e o 15º dia de vida do bebê. Consiste em fotos posadas com o bebê dormindo na maior parte (ou em todas), em estúdio ou na casa do cliente, utilizando acessórios específicos para colocar o bebê: cestos, gamelas, caixas, etc. Grande parte do posicionamento é feito também sobre um pufe e alguns deles são iguais ou similares a como o bebê estava dentro do útero materno.
Nesse estilo Newborn também são feitas fotos posadas com os pais e irmãos. São fotos nas quais o fotógrafo dirige e posiciona o bebê junto à família.



Como contraponto a esse estilo temos o chamado Lifestyle, no qual o recém-nascido é fotografado em seu berço, no trocador, na cama dos pais, ou seja, em situações do seu dia a dia, no contexto em que vive. Faço os dois tipos de fotografia e ambos me agradam. Um é mais estético, enquanto o outro pode ser apenas documental (ou documental e estético).
Desde que o estilo chegou ao Brasil, há cerca de 6 anos, a palavra “newborn” é utilizada entre os fotógrafos para se distinguir o tipo de fotografia posada – e também para diferenciá-la do estilo lifestyle.
Exemplos da fotografia Newborn e da fotografia Lifestyle:
Estilo Newborn



Do que precisa saber um fotógrafo Newborn?
O fotógrafo Newborn, em minha opinião, precisa de muita dedicação para aprender a fazer o posicionamento de forma responsável, correta e cuidadosa (lembrando que nosso modelo tem somente alguns dias de vida). Quando digo “de forma correta” é porque a anatomia do bebê nos permite alguns movimentos e outros não. Existem muitos cuidados envolvendo esse tipo de ensaio. Quanto mais você estudar o assunto, mais seguro se sentirá para fotografar os recém-nascidos.
O que é desejável para a formação de um fotógrafo de recém-nascidos:
- Conhecer a anatomia do corpo do bebê – até onde você pode ir e como fazer. Por exemplo: não sobrecarregar a coluna do bebê com seu próprio peso, saber até onde é o limite que o braço (ou perna) pode chegar num posicionamento, nunca deixar o bebe desacompanhado, fazer montagem em Photoshop nas poses que o bebê não se sustenta sozinho, entre outros exemplos.
- Que o interessado nesse segmento se especialize com cursos presenciais e/ou cursos online: hoje é grande a quantidade de cursos oferecidos. Por isso a importância de se pesquisar a consistência do trabalho do professor, ouvir depoimentos de pessoas que já tenham feito cursos com ele.
- Ter sempre em mente que a segurança vem em primeiro lugar: nunca pôr em risco a saúde e o bem-estar físico do bebê em busca de uma pose que você não se sente seguro fazendo.
- Ser paciente: um ensaio de recém-nascido é imprevisível, ao contrário de outros ensaios. Pode demorar muitas horas. É o bebê que vai ditar as regras e determinar o ritmo da sessão. Ele pode ter que parar para mamar uma ou inúmeras vezes, pode demorar a dormir, ter cólica...
- Ser persistente: a pose dificilmente ficará boa nas primeiras vezes que você fizer. É preciso muita persistência e praticar inúmeras vezes uma pose para que ela saia bem-feita.
Dicas extras que poderão ajudar no ensaio Newborn:
- Sugira à mãe que o recém-nascido seja amamentado antes de começar a sessão, assim você terá mais tempo com ele dormindo para fazer as poses (mas pare a sessão para que ele mame sempre que necessário).
- Certifique-se de que a temperatura esteja adequada para que o bebê possa utilizar poucas roupinhas ou para fazer fotos em que ele não use roupas (recomendado em torno de 27, 28 °C).
- Tenha paciência para acalmar o bebê e fazê-lo dormir, assim como para posicioná-lo.
- Passe informações para os pais antes de começar a sessão para que eles saibam o que esperar.
- Crie vínculo com os pais para que eles se sintam seguros (afinal de contas, você estará com o bem mais precioso deles).
- Instrua os pais sobre o que trazer no dia da sessão: roupas neutras e leves para eles e, para a foto com o bebê, se esse for seu estilo, chupeta e algum complemento que o bebê faça uso.
- Caso não consiga muitas poses porque o bebê está com cólica, não dorme, está chorando muito ou ainda porque os pais já estão cansados, você pode sugerir que o ensaio seja concluído outro dia.
- Aproveite o momento, curta o ensaio. Cada bebê é único. E lembre-se de que para aqueles pais não é somente um ensaio fotográfico, mas uma experiência que levarão consigo para a vida.

Publicado por: Daniela Margotto Categoria: Inspire-se
Comentários
Deixe seu comentárioGilka Vilela, comentou em 25/12/2015
Parabéns! Sou fotógrafa desde 1983 e amo o que eu faço. Gostei dos novos estilos NEWBORN e LIFESTYLE. Procurarei cursos para me especializar nesta área. Obrigada. Tenha um 2016 repleto das bênçãos do Senhor e novos projetos. Abraços