teste minha imagem
Google+

Blog 08.07.2015

Múltipla exposição na cidade

O ensaio que apresento neste post, intitulado Overlap, é um conjunto de imagens feitas na cidade de Nova York, em 2012, durante o fim de maio, começo de verão. Eram dias ensolarados e quentes.

As fotos, após a viagem, me trouxeram uma pergunta: são fotos turísticas? Não era isso que gostaria que parecessem.

Então transformei-as em uma experiência urbana pós-produzida no programa Adobe Photoshop e usei o recurso da múltipla exposição. A múltipla exposição se forma a partir de duas ou mais imagens, agrupadas e sobrepostas em camadas, buscando formas ou apenas integrando, em um novo olhar, de maneira experimental. O efeito também pode ser obtido sem pós-produção, pois os modelos EOS 7D Mark II, EOS 70D, EOS 1D X, EOS 6D e EOS 5D Mark III produzem múltiplas exposições.

Nesse caso, a forma das imagens explicitaram a geometria e a abstração do real. As transparências combinadas com o contraste ligaram-se e moldaram-se plasticamente. Tratei a arquitetura como um sonho. Presente no nosso cotidiano, porém não percebido.

Ao fazer múltiplas exposições, descubra dentro das vistas urbanas o que realmente mostrar e sobrepor. Pode ser uma mesma imagem reproduzida duas vezes em posição diferente, ou mesmo outras imagens, enriquecendo a composição e a geometria da foto.

O uso das lentes é livre. Não se prenda a apenas um tipo. Pode-se usar uma lente clássica fixa, como a 50mm, e combiná-la com uma 24mm, criando efeitos interessantes de sobreposição. Essas lentes podem ser tanto fixas quanto zoom. Você escolhe.

Sua foto pode mostrar uma cena urbana completa, como uma foto panorâmica, ou pode também sobrepor detalhes. As partes escuras das suas imagens funcionarão como transparências. Quando essas transparências se sobrepõem às partes claras, a criação acontece.

Os contrastes desafiam o olhar. Agora é experimentar e buscar composições que se encaixem em seus enquadramentos!

Publicado por: Marcos Cimardi Categoria: Aprenda

Comentários

Deixe seu comentário
patricia oliveira

Ficaram excelentes as composições das imagens! Obrigada pela dica!

:) Não fique de fora de nenhuma novidade do nosso http://canoncollege.com.br!

Leonardo Olhier

até onde sei é feita na pós produção ! ainda não conheço alguma tecnica com este efeito ! apenas pós..

Ricardo Rosa

Nossa, que bacana, parabéns... Comprei uma 70D, sou novo nesse campo, essa múltipla exposição é para gerar a foto HDR? Como faz esse efeito, clica e gira de leve?