teste minha imagem
Google+

Blog 10.08.2015

Fotografando retratos na hora mágica

 

Acordar tarde é sempre bom, mas que tal deixar esse soninho de lado por algumas horas e começar o dia mais cedo e fotografar no período que chamamos de “Hora Mágica”? Se você não quer acordar de manhã tão cedo, pode escolher o fim da tarde também para clicar neste período!

Foto1

Mas, o que seria essa “Hora Mágica”?

São normalmente os 15 minutos (podendo durar mais ou menos) antes e depois do nascer e pôr do sol, onde temos cores mais vibrantes e uma coloração mais amarela, nos dando uma impressão de leveza, melancolia etc.

Uma outra vantagem, além da vibração maior nas cores, é de que, como o sol tem uma incidência baixa, as sombras são mais suaves, sendo ideal para retratos e paisagens!

Foto2

Ok, acordei cedo para fotografar. E agora?!

Como meu trabalho é visado em retratos, coloco quase sempre o modelo na direção da luz para que eu não perca informações dele, direciono o modelo, coloco uma velocidade rápida para maior contraste e aumento a temperatura da câmera para pelo menos 6.000 Kelvin, ou coloco meu balanço de branco (WB) em Nublado ou Sombra.

Foto3

Mas... e se você quiser fotografar contra o Sol?

Neste caso eu coloco uma velocidade mais baixa para pegar a informação do corpo do modelo, o que acaba estourando o fundo da foto, mas que, como fotografo em RAW, no tratamento da imagem consigo recuperá-lo. Outra forma de fotografar contra o sol é utilizar um rebatedor para direcionar a luz na direção da modelo e não criar sombras, assim você não precisa estourar o fundo!

Lembre-se sempre de antes de sair de casa para fotografar é bom que saiba em qual direção o sol nasce ou se põe, o horário e a previsão do tempo para o dia, para que você não seja pego de surpresa! Se você não conhece estas informações, existem alguns aplicativos para isso: Sun Seeker (para IOS), The Photographer’s Ephemeris  (para IOS e Android), LightTrac (para IOS), entre outros.

Foto4

 

Publicado por: Bernardo Moreira Categoria: Aprenda

Comentários

Deixe seu comentário
Cristiane Pinto da Silva

Nossa que fotos lindas. Adorei as dicas sobre como mexer a temperatura da foto na Câmera. E parabéns pela superação. Sucesso!!

Olá, Cristiane. Tudo bem? Muito obrigado. :)

Fernando Bviana

A dica da temperatura da luz era o que faltava pra mim! Obrigado mesmo!

Raphael Bonelli

Nossa, suas fotos são incríveis. Impressionado principalmente com a última, com a modelo na contraluz e ainda assim com detalhes tão definidos no rosto dela, na jaqueta e etc. Foi utilizado um rebatedor ou alguma fonte de luz neste caso - ou foi recuperado no RAW mesmo? Lindas imagens!

Matheus Portugal

Que incrível o trabalho desse cara, muito legal!!! Já estou me programando para tirar algumas fotos bem cedinho!!!

DIOGO COSTA DE SOUZA

Ótimo post Bernardo! Anotei o nome dos aplicativos para dar uma olhada! Muito obrigado!