Fotografando luzes de Natal

Elas surgem no final de ano e marcam um período de confraternizações para adultos e crianças. De singelos enfeites até gigantes árvores iluminadas, as luzes de natal podem ser fotografadas de diversas maneiras e tudo que você precisa fazer é testar nossas dicas e sair clicando.

1. DECORAÇÃO NAS RUAS: FOTOGRAFE ANTES DO SOL SE PÔR

Escolha um horário entre o pôr do sol e a escuridão total da noite. Desta forma é possível registrar o cenário atrás das luzes com mais texturas, cores e profundidade. Com as luzes já acesas, posicione sua câmera e tente incluir um pedaço do céu na imagem.

2. DESABILITE O FLASH

Mesmo fotografando à noite, desligue o flash automático de sua Canon. Ao fazer fotos dentro de casa, lembre-se também de apagar a luz ambiente, para que os enfeites iluminados se destaquem.

3. BRINQUE COM O TEMPO DE EXPOSIÇÃO

Se tiver um tripé em mãos ou qualquer apoio para deixar sua câmera imóvel, experimente combinar ISO menores que 400 e exposições mais longas; o resultado pode ficar impressionante!

2. ADICIONE CRIATIVIDADE COM LUZES DESFOCADAS

Nessa época do ano vemos muito por aí fotos de luzes natalinas desfocadas, que deixam a imagem ainda mais colorida e criativa.

Esse é o efeito bokeh. Ele é usado basicamente para descrever quando há diferentes pontos luz desfocados em uma fotografia.

Experimente posicionar o objeto principal da foto no primeiro plano - pode ser uma pessoa ou simplesmente objetos como na imagem acima, por exemplo. No segundo plano, você tem a árvore de Natal.

Depois da cena produzida e organizada, configure sua câmera com a maior abertura possível para o clique. Você perceberá que os diferentes pontos de luz emitidos pela árvore de natal aparecerão em formas de bolinhas ou ou risquinhos. Isso acontece apenas pelo fato da árvore estar no segundo plano da imagem, entendeu?

Para obter um bom resultado é possível usar a lente Canon EF 50mm f/1.8 USM, que possui grande abertura e facilita o desfoque da imagem de fundo.

Tente algumas variações e, depois de dominar a técnica, pratique em outros objetos como velas, faróis de carro, postes de iluminação e por aí vai!

Faça esses testes e conte-nos depois o resultado. Use da criatividade nas fotos de fim de ano e surpreenda a todos com o que você aprendeu. Boa sorte!

Comentários

Deixe seu comentário
Luciene Cavalcante

Não consegui o efeito bokeh, ficou tudo borrado mesmo com a câmera apoiada. Acredito que falta mais informações. Adoro as dicas mas não tenho conseguido boas fotos.

Wallyson Brito

Tbm concordo com o André!

Lahaina Daudt

Concordo com Andre, as dicas e tutoriais sao legais mas noa esta dando muita informacao.

Andre Valentim

Gostaria que fosse colocado na legenda das fotos as configurações básicas utilizadas, tipo a Velocidade, Abertura, ISO e o equipamento (maquina e lente).