teste minha imagem
Google+

Dica Nível Intermediário

Explorando fotos de bebês com Bel Ferreira

Em 2012, eu comecei a fazer um curso anual de fotografia, aprendi tudo o que considero que me trouxe até aqui com segurança em relação a técnica fotográfica de um modo geral. Neste curso, tive a oportunidade de conhecer diversas áreas da fotografia e entender a amplitude de se trabalhar na área.

Enquanto eu estudava a fotografia, eu e a Dani Kmetiuk, minha sócia, participamos de todos os workshops que podíamos, e assim conheci a fotografia Newborn. Foi nesse dia que eu entendi que era isso o que que queria pra vida, desde então comecei a me dedicar exclusivamente aos recém-nascidos.


Foto: Bel Ferreira

Em novembro de 2012, fiz a minha primeira sessão de newborn. Muitos ajustes e estudos foram necessários ao longo dos anos, e sempre estamos de olho no mercado, nas tendências e em tudo o que podemos agregar ao nosso trabalho.

O CLIMA É MUITO IMPORTANTE.

Os bebês são considerados recém-nascidos até os 28 dias de vida, porém costumamos trabalhar com bebês de até 12 dias, para extrair o máximo das características desta fase, que são: flexibilidade, que nos possibilita realizar o maior número de poses possível, tempo de soninho profundo, que nos ajuda a manipular o bebê sem que ele acorde com facilidade, e nesse período eles ainda não estão na fase de cólicas, o que também facilita dentro da sessão newborn.

 
Foto: Bel Ferreira

 Utilizamos a seguinte logística no nosso estúdio: iniciamos com a preparação do ambiente, com a climatização adequada, que pode variar de 27 a 30 graus, depois escolhemos as produções, a quantidade depende do pacote contratado, e a escolha dos props, acessórios e cores, variam de acordo com o briefing que fazemos com cada cliente, como por exemplo, a cor do quartinho do bebê pode dizer muito sobre a preferência dos pais, tem pais de meninas que não curtem rosa, então é importante entendermos o que eles gostam e adaptarmos ao nosso estilo.

Por fim, vem a parte da sessão, onde estabelecemos uma sequência de poses para agilizar os nossos ensaios e fazer tudo no menor tempo possível, para que a experiência seja agradável, sem stress para os bebês e os papais. Hoje as nossas sessões de newborn duram em média uma hora e meia.


Foto: Bel Ferreira

 Eu não tenho um ângulo de preferência, eu amo cada detalhe na fotografia newborn, mas em cada ensaio que faço, tenho uma foto preferida. Às vezes é um plano geral, às vezes é a dobrinha e às vezes é um detalhe, a boca ou o nariz.

Mas para que possamos extrair o máximo, temos que estar seguros e confiantes, tanto no conhecimento da fotografia em si, como no conhecimento dos recém-nascidos. Entender a anatomia, fisiologia, conhecer os limites de cada bebê e trabalhar com bom senso e responsabilidade.


Foto: Bel Ferreira

OS EQUIPAMENTOS DE BEL FERREIRA

Eu trabalho com a Canon EOS 5D Mark III, lentes EF 35mm F/1.4L II USM, EF 50mm f/1.2L USM e EF 100mm f/2.8 Macro USM.

Quando iniciei no newborn, usava a Canon EOS 5D Mark II e a EF 50mm f/1.8 USM, assim que foi possível comprei a EOS 5D Mark III e a EF 50mm f/1.2L USM e vi uma diferença gritante na qualidade da lente, construção ótica, mais claridade e mais nitidez, amei.

Logo depois veio a EF 100mm f/2.8 Macro USM para detalhes, não há nada mais incrível que ela, eu amo fazer fotos dos pezinhos, cílios, nariz, perfil, enfim, todos os detalhes eu faço com ela, e depois veio a EF 35mm F/1.4Ll II USM, comecei a usar por ser grande angular, eu posso ficar mais próxima do bebê, ela tem uma leve distorção, mas acho lindo o efeito que ela dá, então tem sido a mais usada nos ensaios.


Foto: Bel Ferreira


Foto: Bel Ferreira

-----------------------

Fotografar bebês é um rotina cheia de aprendizados e, claro, muita beleza.

É preciso trabalhar o olhar para perceber e captar a sutileza da beleza dos bebês, sempre aliando o aprimoramento técnico com a câmera, lentes e tipos de luz. É quando todos estes elementos estão equilibrados é que surge um ótimo fotógrafo ou fotógrafa newborn.

Pratique muito!

Comentários

Deixe seu comentário