Dica Nível Intermediário

Diferentes retratos com o mesmo flash

Quando usado fora da câmera, o flash Speedlite tem várias utilidades. Ele pode servir para algo básico, como iluminar uma cena muito escura ou preencher sombras geradas pelo sol, e também para o uso de recursos avançados, como criar ambiências através de luzes e sombras no seu retrato.

Pra fazer essa conexão entre flash e câmera, você tem duas opções:

Sem fio – algumas câmeras da Canon já são capazes de comandar flashes externos, mas se a sua não tiver esse recurso você pode usar o transmissor ST-E2, que foi projetado especificamente para isso. O flash Canon Speedlite 600EX também é capaz de comandar outros flashes.

Com fio – usando um cabo Canon OC-E3, que você conecta na sapata da câmera e no flash.

Dessas duas formas, o flash continua funcionando em modo TTL, ou seja, a potência do flash é calculada automaticamente de acordo com a luminosidade da sua cena.

A principal utilidade do flash é iluminar, mas a função mais legal mesmo é criar sombras. Mudando o posicionamento da sua luz para as laterais, mais alto ou mais baixo, você poderá notar como as sombras se comportam. Para ter luzes e sombras mais suaves, você pode usar modificadores. Nesta foto eu usei uma sombrinha branca rebatedora, que gera uma luz bem suave, mas se você usar um papel vegetal estendido na frente do flash, ele irá filtrar a luz e espalhar essa luminosidade de forma mais uniforme no assunto da foto.

Outro uso legal para os Speedlites é destacar o fotografado do cenário. Balanceando a potência do flash e o tempo de abertura do obturador, podemos diminuir a influência da luz do sol no restante da imagem e destacar apenas o fotografado.

Canon 6D - 1/100 - EF 16-35mm f/2.8L II USM - f/7.1 - ISO 125

Se você gostar muito da luz de um retrato, uma boa dica para descobrir a posição e a quantidade de luzes usadas é prestar atenção nos olhos da pessoa retratada. Sempre dá para ver uns pontinhos brancos. Pelo olho você decifra boa parte da luz.