teste minha imagem
Google+

Dica Nível Intermediário

Dicas para inovar seus retratos

Fernando Chassot (@fernandochassot) é especialista em retratos e vai trazer dicas preciosas para você inovar em seus retratos.

Dá uma olhada!

-----------------------

Olá, meu nome é Fernando Chassot, tenho 23 anos e cinco anos de fotografia e trabalho com retratos femininos.

Para mim, a fotografia é muito mais do que um simples click. É entrar em um mundo diferente, ouvir histórias e sonhos, buscar entender um pouco do que cada um leva dentro de si. Cada fotografia é diferente, assim como as pessoas são diferentes umas das outras. Meu propósito é mostrar como cada ser é único.

Por isso, sempre busco inovar em meus retratos.

Se você também quiser inovar, minha dica é que você não tenha medo de pensar fora da caixa. A magia da fotografia é que podemos transformar ideias malucas em lindas fotos.

Então, use e abuse da sua criatividade, coloque suas ideias em prática e não tenha medo de errar. Pelo contrário, permita-se errar, é assim que aprendemos e evoluímos.

Assista a filmes, séries, leia livros, viaje, abasteça sua cabeça com coisas boas das quais você gosta. Isso é essencial para criar retratos mais criativos.

 (Foto: Fernando Chassot)

Uma dica valiosa para não se sentir perdido na questão dos ângulos e composições, é imaginar fotografias em qualquer lugar que você vá, mesmo que não esteja fotografando, imagine em cada local qual ângulo que você usaria para aquela determinada luz, ou seja, fotografe sem a câmera!

Desenvolva seu olhar fotográfico!

 (Foto: Fernando Chassot)

Não tenha medo de usar elementos externos em cena, como por exemplo, nessa foto das tintas tive a ideia de brincar com cores.

Como os olhos dela são bem claros e azuis, busquei algo que combinasse com isso, e me veio na cabeça: cores e tintas.

Usei as cerdas de um pincel para respingar tinta no rosto dela, algo bem simples.

 (Foto: Fernando Chassot)

Gosto de pensar no meu ensaio com antecedência para na hora dos retratos tudo ficar em completa harmonia. Gosto de escolher o lugar de acordo com a personalidade da modelo, e, a partir disso, escolho juntamente com ela quais as roupas que combinam com o local escolhido.

Uma dica legal de site que eu recomendo como referência e que mostra a palheta de cores de filmes é o moviesincolor.com.

Nesse site podemos observar como os diretores escolhem estrategicamente as cores para determinadas cenas.

 (Foto: Fernando Chassot)

Eu trabalho apenas com luz natural, então, cada ensaio é um novo desafio, uma luz diferente, um lugar novo. E isso me faz ter que criar algo novo a cada ensaio.

Sempre digo que podemos fazer fotos boas em qualquer lugar, é só uma questão de observar o local, enxergar as coisas com olhos diferentes, e isso você consegue através do exercício que eu comentei acima, fotografar sem a câmera.

Sobre inspiração e criatividade, eu gosto muito e indico um livro chamado ''Roube como um Artista'', de Austin Kleon, nele vocês podem encontrar várias dicas de como podemos ter referências de vários lugares para criar um estilo único e próprio.

 (Foto: Fernando Chassot)

Os reflexos são muito legais para se usar em fotografias, pois eles instigam o olhar de quem os vê.

Como falei acima, sempre observo os lugares em que estou, e isso me facilita enxergar as luzes e os reflexos que os lugares me proporcionam, como por exemplo, essa foto que fiz no fim de tarde, que em minha opinião, é o melhor horário para se fotografar reflexos na água em ambientes externos. 

 (Foto: Fernando Chassot)

Já essa foto também com um reflexo, é um exemplo de como devemos ser curiosos e explorar a locação, estava fotografando dentro desse prédio quando veio a ideia de fazer fotos na janela.

Fomos até a janela e para minha surpresa, o prédio era espelhado, combinando com a luz que eu mais gosto de fotografar, que é em dias nublados.

 (Foto: Fernando Chassot) 

Equipamentos que utilizo

Trabalho apenas com lentes fixas. As minhas são a EF 85mm f/1.8 USM e EF 50mm f/1.2L USM.

Utilizo mais a EF 85mm f/1.8 USM para retratos fechados, pois não distorce tanto a imagem. Também gosto muito dela pelas belas cores que proporciona.

Adoro a EF 50mm f/1.2L USM! Sempre fui apaixonado por desfoque desde que comecei a fotografar, então, desde que comprei essa lente não desgrudei mais dela, em f/1.2 ela tem um desfoque simplesmente lindo e cores fantásticas.

A lente com o melhor custo benefício para quem está começando, sem dúvidas, é a EF 50mm f/1.8 STM. Se puder, tenha uma dessas.

Abaixo exemplos de fotos com essas lentes.

 (Foto: Fernando Chassot)

 (Foto: Fernando Chassot) 

Comentários

Deixe seu comentário
GILSON OLIVEIRA SILVA JUNIOR

Muito boa a dica! Vou procurar esse livro! Valeu!

É isso aí, Gilson. Obrigado pela visita. Continue visitando o Canon College. ;)

Bruno Mendes

Que show de dicas <3

Que bom que gostou Bruno! ;)

Ivny Coura

Belos retratos, Fernando. Adorei a primeira foto. "Assista a filmes, séries, leia livros, viaje, abasteça sua cabeça com coisas boas das quais você gosta. Isso é essencial para criar retratos mais criativos." Esta é a dica mais valiosa para qualquer artista, em qualquer campo.

Ivny, muito obrigado. Ficamos felizes que tenha gostado. Fique de olho para mais novidades. :)

Dener carlos

Olá Fernando, ótimas dicas, tbm gosto muito de fotos externas com luz natural, sou iniciante, recentemente comprei a EOS T5i, veio com a lente EFS 18-55mm, você recomente a lente EF 50mm f/1.8 STM, qual a diferente entre uma e outra? Obrigado pela atenção!!!

Oi, Dener. Tudo bem? Por favor, entre em contato com algum dos canais disponíveis no link www.canon.com.br/suporte. Lá a gente pode te ajudar melhor com essa e outras dúvidas. Abraços.

Izabela Gonçalves

Nossa, adorei o post. Suas fotos são fantásticas, amei!

Caique Silva

Mano, voce é simplesmente um dos melhores que conheço nessa categoria, obrigado por existir, voce é uma inspiração pra min, já te disse isso! Obrigado e parabéns de verdade pelo trabalho <3

O Fernando é demais, né?