teste minha imagem
Google+

Dica Nível Intermediário

Dicas para fotografar ensaios

O fotógrafo Melvin Quaresma (@bwcwb) trouxe muitas dicas para quem quer começar a fotografar ensaios.

=========

Fotografar um ensaio é contar uma história real e única. Seja a história de um casal, de pais e filhos, crianças, pets, etc.

O objetivo de um ensaio é apresentar uma boa narrativa por meio de imagens, carregada de sentimentos verdadeiros que tenham a ver com quem está sendo fotografado.

Conversar é importante

Portanto, para registrar momentos importantes da vida de alguém, é essencial que exista uma boa conexão entre fotógrafos e fotografados. E isso começa bem antes do dia escolhido para a sessão de fotos.

No ensaio de Eduardo e Issadora, exemplo que utilizo aqui, tivemos muitas conversas sobre as ideias para as fotos. Pesquisamos lugares para visitar, coisas para fazer, o figurino, etc.

 Canon EOS 6D - EF 16-35mm f/2.8L II USM - f/10 -  1/200- ISO: 100
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo

 Além disso, também combinamos os detalhes para a surpresa que Eduardo planejava para a viagem.

Uma boa conexão entre as partes facilita, também, a criação de situações favoráveis ao ensaio. No caso do ensaio que trazemos de exemplo, saber com antecedência, por exemplo, que o noivo era mais expressivo e a noiva mais tímida foi importante para combinarmos com ele brincadeiras durante todo o período da realização das fotos.

No final, o resultado deve ser uma boa história ao espectador e maravilhosas lembranças para os fotografados.

 Canon EOS 6D - EF 50mm f/1.4 USM - f/3.5 -  1/3200- ISO: 100
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo

A dica é conhecer bem os fotografados antes do ensaio. Queira saber quem são a mãe, pai, filhos. Cada um tem uma personalidade que deve ser levada em consideração. Use essas características para construir a história que você vai fotografar.

São estes aspectos singulares das pessoas que trazem verdade nos sentimentos demonstrados durante a sessão de fotos.

 Canon EOS 6D - EF 50mm f/1.4 USM - f/3.5 -  1/3200- ISO: 100
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo


 Canon EOS 6D - EF 16-35mm f/2.8L II USM - f/4 -  1/1600- ISO: 100
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo

  Canon EOS 6D - EF 16-35mm f/2.8L II USM - f/4 -  1/1600- ISO: 100
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo 

O cenário e o figurino são importantes

Após o processo de interação inicial, chegamos às conversas referentes aos cenários e roupas que serão utilizadas. Muitas vezes, os fotografados têm pouca ou nenhuma experiência com ensaios, então, a orientação dos fotógrafos é importante para que escolhas incoerentes não aconteçam.

Um dos locais escolhidos foi Florianópolis, então, a praia era um cenário muito natural.

Para o ensaio na praia, por exemplo, roupas extravagantes ou elegantes destoariam da ideia mais “natural” que gostaríamos de aplicar às fotos. Logo, a escolha por roupas leves e simples caiu muito melhor ao contexto geral.

Para registrar o dia de maneira mais única, poses clássicas em cenários batidos não podem tomar conta da história contada. Ensaios realizados dessa maneira, com poses e cenários óbvios, podem até ser esteticamente agradáveis, mas certamente não carregam muitas lembranças e histórias verdadeiras consigo.

Busque momentos de espontaneidade

Quando chegamos em Florianópolis, depois de mais de 4 horas de viagem, descansamos um pouco e partimos para um almoço na Lagoa da Conceição.

O descanso e o almoço também podem ser motivos para clicks. No local em que almoçamos havia um deck, que utilizamos para fazer algumas fotos.

Estar com a câmera sempre pronta para registrar é a chave para não perder momentos importantes do dia juntos. Nesses pequenos instantes residem sentimentos profundos, que merecem ser fotografados sem grande interferência dos fotógrafos.

 Canon EOS 6D - EF 16-35mm f/2.8L II USM - f/2.8 -  1/3200 - ISO: 100
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo

 Canon EOS 6D - EF 50mm f/1.4 USM - f/4 -  1/1600 - ISO: 100
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo

A surpresa

Após o almoço, a surpresa programada. Alugamos pranchas de stand-up paddle e, sobre as águas da Lagoa da Conceição, Eduardo presenteou Issadora com um anel. Muita emoção num momento importantíssimo para os noivos. Fotos sempre.

 Canon EOS 6D - EF 50mm f/1.4 USM - f/4 -  1/1000 - ISO: 200
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo

Registrar esses instantes únicos é uma responsabilidade imensa. Então é bom estar tecnicamente preparado. Para os clicks mais rápidos, de momentos extremamente importantes, deixo a câmera configurada para o modo de disparo contínuo, uma velocidade rápida de obturador e autofoco no modo AI SERVO para não perder a nitidez, mesmo com muitos movimentos.

 Canon EOS 6D - EF 50mm f/1.4 USM - f/4 -  1/1250 - ISO: 200
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo

 Canon EOS 6D - EF 50mm f/1.4 USM - f/4 -  1/1250 - ISO: 200
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo

 Canon EOS 6D - EF 50mm f/1.4 USM - f/4 -  1/1250 - ISO: 200
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo

 Canon EOS 6D - EF 50mm f/1.4 USM - f/4 -  1/1600 - ISO: 200
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo

Apesar de tentarmos interferir o mínimo possível no decorrer do ensaio, sempre pedimos posicionamentos estratégicos aos fotografados, para melhores ângulos e luz.

Pedimos para que Eduardo e Issadora se afastassem um pouco da orla da lagoa, para que ficassem mais isolados e distantes dos outros que praticavam stand up por ali também. Dessa maneira, pudemos fazer fotos com composições mais limpas, com os noivos distantes dos outros elementos ali presentes.

 Canon EOS 6D - EF 50mm f/1.4 USM - f/4 -  1/1600 - ISO: 200
Foto: Melvin Quaresma para BW Photo

Para fechar o ensaio, última parada: praia, é claro. Pedimos para que Du e Issa se divertissem à vontade. De vez em quando, sugeriamos um abraço, um beijo...  Ou apenas que se direcionassem para um outro lado. Uma direção menos intrusiva e mais natural é essencial para que o ensaio mantenha a pegada “real” que queremos proporcionar.

O momento da luz também é importante: o período de final de tarde é ótimo. A luz está menos dura, mais lateral. Com sorte, ainda é possível fotografar na companhia de um belo pôr-do-sol.

Equipamentos

Para o ensaio, utilizamos câmeras Canon EOS 6D, com as lentes EF 50mm f/1.4 USM, que nos permite fotografar de uma distância média e fazer fotos mais fechadas do casal. Além da EF 16-35mm f/2.8L II USM essencial para as fotos mais angulares e apresentar um contexto mais expandido das situações. Outra sugestão de lente versátil, com ótima qualidade ótica é a EF 24-70mm f/2.8L II USM. O range de zoom dessa lente permite enquadramentos abertos e fechados e a versatilidade é uma ótima ferramenta em um ensaio.

Selecionar as fotos

Com o ensaio fotografado, chegamos a uma parte difícil: a seleção das imagens finais. Selecionar é sempre difícil, mas muito importante. Uma boa escolha de fotos garante que a história seja contada de maneira direta e clara.

Fotos demais podem acabar dispersando a atenção do espectador, enquanto fotos de menos podem deixar a história curta, pouco profunda. Aqui vale a pena usar o bom senso para selecionar imagens fortes que carreguem todo o sentimento do dia do ensaio. 

Comentários

Deixe seu comentário