teste minha imagem
Google+

Dica Nível Intermediário

Dicas para fotografar as férias das crianças

Já que as férias chegaram e as crianças estão prontas para brincar, pedimos a Dani Margotto, fotógrafa especialista no universo infantil, que trouxesse algumas dicas para fotografar este tempo cheio de bons clicks. Confira.

--------------------

As férias estão aí e nada melhor que aproveitar o momento para exercitar seu “olhar de fotógrafo” com as crianças.

A rotina muda, as crianças estão livres dos compromissos escolares e de suas atividades. A ordem do dia é se divertir!

Como pais, não queremos deixar de registrar esses momentos que um dia serão vistos pelos filhos com saudades. E como fotógrafos – caso você também esteja na carreira ou queira se profissionalizar – temos a faca e o queijo nas mãos, isto é, muito material para nossos clientes ou nosso portfólio.

Então, se você é fotógrafo, pai ou amante da fotografia, aqui vão algumas dicas para extrair boas fotos desses momentos!

1) Permita-se: conhecer as técnicas e as regras da fotografia é importante. Mas permita-se errar também. Chamo de errar a atitude de experimentar enquadramentos diferentes, usar velocidades que você não esteja acostumado, outras aberturas de diafragma, ISO, etc. Garanta seus cliques da forma segura em algumas fotos e depois faça como a criança: brinque com seu equipamento e com a sua imaginação. Vá experimentando. Você vai achar muitas fotos surpreendentes.


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/250 - ISO 400

2) Observe e esteja preparado: as coisas irão acontecer em algum momento. Observe e tenha paciência. Pode ser uma brincadeira entre irmãos, um choro, uma birra, a cara de bravo, de sono, gargalhadas, pulos. Se você estiver observando atentamente e pronto para esses momentos, conseguirá ótimas imagens. 

Nesses instantes, é importante estar minimamente preparado: aumente um pouco a velocidade da câmera e procure estar com uma lente zoom que seja bem versátil. A 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM e a EF 24-70mm f/2.8L IS USM podem ser boas opções.


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/250 - ISO 640


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/250 - ISO 800


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/320 - ISO 800

3) Conecte-se: caso a criança não seja sua conhecida, num primeiro momento não pegue a câmera. Deixe-a de lado. Procure interagir e ganhar a confiança da criança! As coisas irão fluir naturalmente, não tenha pressa! Além de boas fotos, você vai ganhar amigos especiais!


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/320 - ISO 400


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/320 - ISO 100

4) Esconda-se: em alguns momentos, para permitir que as crianças brinquem sem que se preocupem se estão sendo fotografadas, procure ficar atrás de colunas, árvores ou locais onde ela não a perceba. Para isso, é mais fácil se você tiver objetiva de longo alcance, como uma lente tele EF 70-200mm f/2.8 ou EF-S 55-250mm f/4.5-5.6 IS STM.


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/250 - ISO 250

5) Utilize os recursos da sua câmera: para as brincadeiras mais ativas (corridas, pular na cama, nadar, etc.), você pode usar o recurso de disparo contínuo ou a função AI Servo AF (que serve para rastrear o foco automaticamente). Mas se a criança estiver brincando parada (com bonecos, de casinha, de carrinho, etc.), você pode usar o One Shot.

Importante: procure focar nos olhos da criança (no olho que estiver em primeiro plano). Essa regra pode ser quebrada se sua intenção for, por exemplo, mostrar o brinquedo e desfocar a criança. Mas vale a dica.


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/250 - ISO 250

 
Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/250 - ISO 320

6) Aproxime-se: ao contrário da dica do item 5, é muito gostoso quando você tem a chance de participar das brincadeiras e interagir com a criança. Tente fazer isso também!

Nesse caso, a EF 35mm f/2 IS USM ou a EF 50mm f/1.8 USM, objetivas fixas da Canon, são uma boa pedida! Um detalhe importante: procure as lentes mais “claras”, ou seja, de aberturas maiores, como a f/1.8, ou menores, como a f/2, caso fotografe em ambientes de pouca luz sem utilizar flash (muitas vezes encontramos essas situações dentro de casa, ao entardecer, etc.).


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/250 - ISO 100

7) Crie situações: é muito gostoso deixar as coisas fluírem naturalmente, mas nada impede que você também crie situações para fazer lindas fotos. Algumas coisas que funcionam com a maioria das crianças: brincadeiras com água, uma bacia com água, uma mangueira, um regador, uma cabana, bolhas de sabão, um bambolê, uma corda.

Tem uma opção um pouco mais elaborada, porém simples de executar: um piquenique!

Você pode registrar as reações das crianças experimentando novos sabores ou mesmo comendo suas frutas preferidas. Além de ficar lindo, é uma situação que a família toda pode participar e se divertir!

Estes são apenas alguns exemplos de coisas fáceis de fazer e que rendem ótimas fotos.

Dica: não despreze as caretas ou os choros. Você vai gostar de ver no futuro e elas também!

 
Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/320 - ISO 100

 
Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/320 - ISO 640

9) Ponha o assunto em destaque: você pode evidenciar a criança e criar fotos lindas com fundos desfocados, o que traz ainda mais a atenção para o assunto fotografado. Para isso, procure usar objetivas com aberturas maiores (1.2, 1.4, etc.) e tenha em mente que a profundidade de campo é um fator importante.

Quanto mais longe um objeto estiver do assunto fotografado, mais desfocado ele ficará. Porém, tome cuidado, pois não é difícil errar o foco e perder fotos quando se usa uma abertura muito grande. Portanto, tire mais de uma foto para não se arrepender depois.


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/320 - ISO 800

10) Experimente estilos: por mais que você goste de um estilo e já o faça (comercialmente ou por costume), use as férias para fazer aquele projeto autoral que você tem vontade! Isso vale não só para fotógrafos, mas também para os pais! Se você sonha em fazer algo diferente, não deixe para depois, faça nas férias! Foi aproveitando o período de férias (meu e das crianças retratadas) que fiz um projeto autoral intitulado “Meu Amigo e Eu”, no qual eu retratava a interação das crianças com animais de uma forma mais lúdica. Resumindo: chamei pessoas que toparam participar, arrumei o figurino, criei as situações e registrei. Ou seja, tirei meu projeto da gaveta, aprendi muito, me diverti e adorei o resultado!


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/320 - ISO 100


Canon EOS 5D Mark III - EF 24-70mm f/2.8L IS USM - 1/320 - ISO 100

Nestas férias, pretendo fotografar meus filhos de uma forma mais documental, sem ficar arrumando o cenário ou os dirigindo. Sem pedir que olhem para a câmera, sem que notem muito a minha presença. Nas férias que vem, provavelmente terei outras coisas em mente. O importante é tirar a ideia da cabeça e fazer. Não deixar para amanhã. Se você ainda não tem a câmera ou a objetiva dos seus sonhos, use a que você tem. Só não deixe de fazer.

Esse conselho serve para mim também, pois, assim como você, tenho muitas ideias em mente e muito amor pela fotografia!

Comentários

Deixe seu comentário