Dicas para fotografar aniversário de criança

Aniversários de criança são sempre aquela diversão: muita gente, comida e alegria. Por  ser uma festa bem animada, a possibilidade de ter fotos incríveis é alta. Afinal, há muita coisa alegre acontecendo. 

Por isso, nós vamos dar algumas dicas de como você pode registrar imagens lindas com sua Canon. Não perca o “Parabéns”!

Fotografe na altura dos olhos das crianças

Pode parecer que não, mas certos detalhes fazem toda a diferença no sentimento de uma foto. O ângulo do enquadramento, por exemplo. Quando for fotografar um aniversário infantil, tente fazer suas imagens na mesma altura das crianças. Vá até o nível dos olhos delas e faça seus cliques. Isso ajuda a criar fotos muito mais simpáticas e autênticas das crianças. Numa festa de aniversário, elas estão agitadas e alegres. E crianças alegres sempre rendem lindas fotos. 

Não estamos dizendo para você não utilizar as lentes fixas Canon, que, na verdade, também são ótimas para retratos e têm, muitas delas, grandes aberturas de diafragma. Mas para captar fotos mais espontâneas, com movimento, as lentes zoom podem facilitar tudo.

Quer fotos honestas e lindas? Não tenha medo de se abaixar e fazer fotos das crianças.

Procure lentes com versatilidade

Festas são ambientes em que muitas coisas acontecem. Principalmente uma festa de aniversário de crianças. Se você ficar trocando de lentes a todo instante, pode ser que perca muitas fotos. Por isso, escolha uma lente versátil, como sua principal objetiva, ou seja, trabalhe com uma lente zoom.

Com uma lente zoom, você pode captar imagens mais abertas e, no instante seguinte, mais fechadas, sem o menor problema. Sem contar que você ganha muito em mobilidade e rapidez.

Por exemplo, digamos que você esteja fazendo uma foto mais fechada do rosto de uma criança, mas, logo atrás, muitas crianças começam a brincar e você quer registrar. É só enquadrar as crianças e mudar o zoom da sua câmera para distâncias focais mais amplas.

As lentes EF-S 18-55mm F/3.5-5.6 IS STM – a famosa lente do kit –, EF-S 18-200mm f/3.5-5.6 IS, EF 24-105mm F/3.5-5.6 IS STM e EF 24-70mm F/2.8L II USM são lentes zoom e podem ajudar muito na hora de fotografar aniversários.

Trabalhe com o foco automático

Com tanta coisa acontecendo na festa, você não pode perder cliques por causa do foco. Pode ser que o ângulo esteja perfeito, que a situação seja incrivelmente favorável à foto, mas, sem foco, tudo é perdido.

Por isso, use o foco automático das câmeras Canon. Utilize o modo AI Servo do autofoco. Com esse modo, você apenas pressiona o botão de disparo pela metade, a câmera faz o foco e só então você dispara a foto. Além disso, se a criança estiver se movimentando, o modo AI Servo acompanha o movimento. É simplesmente indispensável usar o foco automático.

Dois exemplos de câmeras que trabalham com o recurso de foco automático são a EOS Rebel T5i e a EOS Rebel T6i. 

Se você quiser saber como usar o modo AI Servo e ativá-lo em sua câmera, dê uma olhada nessa matéria do Canon College. É só clicar aqui. 

Utilize o poder do ISO

As câmeras Canon têm um ISO poderosíssimo. Só lembrando: o ISO é responsável pela sensibilidade à luz da sua DSLR, ou seja, quanto mais alto for o ISO, maior é a capacidade de fotografar em ambientes mais escuros.

É importante também dizer que um ISO muito alto causa certa “granulação” na foto. A granulação é quando a foto fica como se estivesse com uma textura muito sobressalente. Isso acontece por causa da sensibilidade do ISO, que aumenta sua capacidade de captação de luz e começa a criar esses grãos. O ideal mesmo é achar o equilíbrio de luz em suas fotos.

Participe da brincadeira. Seja também uma criança

Todo mundo gosta de fotos de crianças com muita espontaneidade. Com muita verdade. Criança é assim.

Quando for fotografar as crianças, participe das brincadeiras delas. Dance com elas, chame sua atenção, peça sorrisos, peça poses. Isso pode criar fotos espetaculares. Envolver-se com a brincadeira é o segredo.

Uma boa sugestão é trabalhar com as velocidades do obturador de sua câmera. Caso queira congelar um movimento, pegar apenas um instante, você deve aumentar a velocidade do obturador. Mas se quiser captar o movimento e deixar aquele rastro com um ar mais artístico, o ideal é deixar seu obturador com velocidades mais baixas.

Comentários

Deixe seu comentário
Sandro Fotos

Estava fazendo muita coisa errada. Obrigado pelas orientações.

Obrigado, Sandro. Fique de olho para se aperfeiçoar ainda mais com nossos conteúdos. :)

Andrea Pinto

ola por favor como faço para imprimir as dicas?

Oi, Andrea! Você pode imprimir direto do seu navegador. :)