Dicas para fotografar à noite

Você pode fazer maravilhosas fotos noturnas usando os recursos das DSLRs da Canon. Porém, como as condições de iluminação e cenário são diferentes das de uma foto diurna, é preciso repensar as técnicas e os recursos da câmera.

É por isso que aqui vão algumas dicas para você sempre fazer ótimas fotos noturnas.

Trabalhe com o ISO

O ISO é responsável pela sensibilidade à luz do sensor da câmera. O sensor digital equivale ao conhecido filme das câmeras analógicas.

Como se sabe, a noite há muito menos incidência de luz, e uma boa saída para captar imagens idealmente iluminadas pode ser trabalhar com o ISO mais alto.

Digamos que você queira congelar um movimento ou fazer um retrato que precise de uma velocidade de obturador mais alta. Para isso, você pode combinar a abertura de diafragma com um bom ISO.

Dessa forma, sua foto ficará com a luz adequada e não perderá o congelamento do movimento ou o retrato mesmo com uma velocidade maior.

Trabalhar com o ISO é ótimo. A sensibilidade à luz aumenta e você pode captar pontos menos iluminados, mas é preciso ter cuidado: o excesso de ISO pode deixar sua foto com um aspecto granulado.

 Esta é a diferença entre uma foto com ISO ideal e outra com excesso.

Sendo assim, trabalhe com o ISO, mas procure sempre achar o equilíbrio na fotometria utilizando-se também da abertura de diafragma e da velocidade de obturador.

Use lentes com boas aberturas de diafragma

Fotografar com lentes que têm boas aberturas de diafragma também é uma ótima opção.

O diafragma é para a lente da câmera o mesmo que a pupila é para os olhos humanos. Ele controla a quantidade de luz que entra pela lente e que será usada para registrar a imagem no sensor.

Na câmera e na lente, a abertura de diafragma é representada pelo símbolo f/, seguido de um número que mostra qual é a abertura utilizada.

Quanto mais próximo de f/1, maior é a abertura da lente.

Por exemplo, quando a lente estiver em f/1.4, significa que a abertura da lente está bem ampla e uma boa quantidade de luz está entrando na câmera.

Já quando em f/22, o diafragma está com uma pequena abertura e a quantidade de luz captada pela lente é bem menor.

As lentes têm diferentes capacidades de abertura e isso afeta diretamente na quantidade de luz que elas são capazes de captar. Lentes com grandes aberturas são tão procuradas porque permitem fotografar em muitas condições de iluminação, inclusive à noite.

As lentes EF 50mm f/1.8 STM, EF 50mm f/1.4 STM, EF 85mm f/1.8 STM, EF-S 24mm f/2.8 STM, EF 40mm f/2.8 STM e EF 70-200mm f/2.8L USM são alguns exemplos de objetivas que podem ajudar muito na fotografia noturna.

Fotografe com um tripé ou um apoio fixo

Mesmo com um bom ISO, muitas vezes é preciso trabalhar com velocidades de obturador mais baixas para fazer fotos à noite.

Pode parecer que não, mas, dependendo da velocidade usada, a câmera chega a captar movimentos de nossas mãos e pode deixar a foto com um aspecto tremido.

Para evitar essa tremedeira na foto, a recomendação é que, para fazer fotos à noite, você use um tripé ou um apoio fixo.

Tripés não precisam ser necessariamente grandes, que parecem “coisa de profissional”. Hoje em dia, existem muitos tripés pequenos, portáteis e dobráveis. Eles são ótimos para quem gosta de sair fotografando, sem o problema de carregar muito peso.

Usando um tripé ou um apoio fixo, suas fotos noturnas com certeza vão sair sem a tremedeira.

Fotografar com maiores exposições

Outra solução e até outra linguagem para fotos noturnas é trabalhar com maiores tempos de exposição. Isso é determinado pela velocidade do obturador.

A velocidade determina por quanto tempo o obturador, uma espécie de janela dentro da câmera, ficará aberto e permitirá que a luz atinja o sensor.

Quanto maior for a exposição, mais luz será captada pelo sensor.

Você já viu aquelas fotos em que as pessoas desenham com a luz, ou aquelas que deixam o movimento da água como se fosse um véu? Essas fotos foram feitas com longas exposições.

Como há menor incidência de luz à noite, quanto mais você deixar o obturador aberto, maior será o detalhamento luminoso.

Isso pode ser ótimo para fotografar paisagens à noite, por exemplo.

-------------------

Como sempre, o maior segredo para fotografar à noite é pegar sua Canon, utilizar essas dicas e fotografar bastante.

Com o tempo e a prática, você entenderá melhor a relação entre a iluminação do cenário e as configurações da câmera.

Vamos fotografar?