Conheça os modos de autofoco das DSLRs Canon

Quando estamos começando a fotografar com uma DSLR, não é raro perdermos o foco em algumas imagens.

Muitas lentes têm amplas aberturas e, por consequência, uma profundidade de campo curta. Além disso, os sensores das câmeras DSLR, por serem maiores, também ajudam a diminuir ainda mais a profundidade de campo. Essas características acabam gerando desfoques intensos e por isso é preciso atenção ao definir o foco de uma imagem.

Saiba que essa não é uma questão apenas para quem está iniciando. Fotógrafos profissionais também precisam ficar muito atentos ao foco de suas fotos.

É justamente para resolver essa questão que as câmeras DSLRs e lentes da Canon contam com o autofoco (foco automático), que estabelece a nitidez das imagens de maneira totalmente automática.

Como funciona?

A câmera define o autofoco com base em seus pontos de autofoco.

O pontos de autofoco são representados por estes pequenos retângulos que estão na parte de baixo da câmera e são exibidos através do viewfinder. Eles representam e referenciam pequenas áreas de focagem e desfocagem.

 Os pontos de autofoco são refletidos no viewfinder através deste pequeno espelho.

 Sensor de autofoco.

Ou seja, tudo que estiver atrás do ponto de autofoco escolhido, será focado.

A Canon EOS Rebel T6i, por exemplo, trabalha com 19 pontos de foco automático.

Veja como eles funcionam no GIF abaixo.

Para trabalhar com o autofoco é bem simples:

- Mude a chave de foco da sua lente para o modo AF;

- escolha o modo de autofoco apertando o botão “AF” na câmera, nos modos de exposição M, Av, Tv e P;

- pressione o disparador até o meio do percurso para definir o foco;

- uma vez que o foco desejado foi definido, basta pressionar o disparador até o final e fazer a foto.

 Chave que aciona o modo autofoco nas lentes Canon.

Como existem diversas situações de foto e focagem, a Canon desenvolveu três tipos de autofoco para as câmeras do modelo DSLR.

Logo abaixo, listamos e explicamos todos eles. Dá uma olhada.

Modo de Autofoco One Shot

Esse modo de autofoco é ideal para fotos em que o assunto (objeto ou pessoa) está parado. Ela define o foco com precisão e trava exatamente no ponto escolhido pelo fotógrafo.

Por exemplo: imagine que você quer fotografar as taças da imagem abaixo. Como elas estão paradas em cima da mesa, você pode habilitar o modo One Shot e fotografar sem medo.

Sempre com o mesmo processo. Enquadre as taças, pressione o disparador até o meio, a câmera encontrará o foco e, então, aperte o disparador até o fim para clicar.

Assim, o foco permanecerá no mesmo lugar, independente de movimentos ou angulações.

Modo de Autofoco AI SERVO

Esse modo de autofoco é perfeito para assuntos que se movimentam.

Ele funciona assim: uma vez escolhido o modo AI SERVO, você define o ponto de foco, pressiona o disparador até o meio e a câmera acompanha o movimento do assunto que você deseja fotografar.

Você também pode fazer a câmera escolher o ponto de AF sozinha, automaticamente. Isso acontece conforme o movimento do objeto, desde que você mantenha o mesmo não só enquadrado no frame, mas também dentro da área de cobertura dos pontos de AF.

Essa combinação de seleção automática de pontos de AF com o modo AI SERVO é muito utilizada por fotógrafos profissionais de esporte junto com o modo de disparo contínuo e velocidades rápidas de obturador.

Esse modo é perfeito para fotos de esportes, por exemplo. Como há muita movimentação, é necessário usar um foco contínuo e rápido para fazer fotos bem nítidas dessa atividade.

Mas atenção: para que esse processo funcione, é preciso manter o disparador pressionado até o meio durante todo o movimento. Só quando realmente quiser fazer fazer a foto é que você pode pressionar o disparador até o fim.

Então, quer que o foco acompanhe o movimento do assunto a ser fotografado? Use o modo AI SERVO.

Modo de Autofoco AI FOCUS

O autofoco AI FOCUS  é uma mescla entre o One Shot e o AI SERVO. A câmera define automaticamente o modo de AF (ONE SHOT ou AI SERVO) detectando quando o assunto estiver estático ou quando ele estiver se movimentando, com acompanhamento da movimentação se comportando como AI SERVO.

Essa modalidade é ativada quando você usa o modo automático de sua Canon.

Se precisar disparar de forma muito rápida, não tem muito tempo para ajustar algumas configurações ou ainda não domina as funções de sua câmera, o modo AI FOCUS  pode ser bem útil.

-------

Quer fotos bem nítidas? Use e abuse dos modos de autofoco das DSLRs Canon. Eles são bem rápidos e precisos. Com certeza, você vai adorar.

Boas fotos.