Conheça o simulador de fotografia do Canon College

Você sabia que o Canon College desenvolveu um simulador digital que ajuda a entender uma câmera DSLR?

Ele está aqui dentro do Canon College e tem muitas ferramentas para ajudar você a aprender fotografia literalmente na prática.

O que é?

O simulador do Canon College realmente funciona como uma câmera DSLR em modo manual, ou seja, todos os controles são determinados pelo fotógrafo. Neste caso, você.

A plataforma é bem completa e você manipula os três elementos principais de uma câmera DSLR: a abertura de diafragma, a velocidade do obturador e o ISO.

Além disso, há uma cena contínua disponível que contempla diversas situações de foto: movimento constante, profundidade de campo para foco e desfoque, objetos em primeiro plano, etc.

Tudo pensado para você aprender a manipular uma câmera de um jeito bem prático.

O simulador oferece três módulos de estudo: o “Aprenda”, o “Brincar” e o “Desafio”.

“Aprenda”

O módulo “Aprenda” serve para explicar como funciona cada elemento técnico da câmera (diafragma, obturador e ISO) e quais são os resultados quando são manipulados.

Com muitas imagens e gráficos, a plataforma mostra as possibilidades de fotos que você pode ter ao combinar esses três elementos.

Aliás, o segredo da fotografia ideal é basicamente equilibrar esses três elementos de acordo com o que você deseja. Esse processo é chamado de fotometria.

Por exemplo, se você quiser uma foto com o fundo bem desfocado, o ideal é utilizar maiores aberturas de diafragma. Como consequência disso, sua câmera vai ter mais luz passando através da lente. Logo, é necessário equilibrar a velocidade e o ISO para ter a foto numa exposição ideal.

Esta é apenas uma das muitas possibilidades de foto. Ao dar uma olhada no módulo “Aprenda” do simulador, você verá como uma DSLR oferece diversas opções de combinações.

“Brincar”

Aqui, a brincadeira começa de verdade.

Este é um espaço livre, com todos os elementos abertos e a cena disponível para você começar a praticar.

É só mexer as barras que determinam a velocidade, o diafragma e o ISO para fazer a foto.

Logo abaixo da cena a ser fotografada, existe o botão de disparo da foto. Ao pressioná-lo, o simulador fará a foto e lhe mostrará o resultado imediatamente.

Ao lado do disparador, existem três ícones que representam o resultado da foto que está sendo configurada. Eles indicam como sua foto vai ficar com as condições de diafragma, velocidade e ISO que você determinou. Guie-se por eles.

Este é o lugar para praticar muito. Pode brincar à vontade.

“Desafio”

Esta é a hora de testar o que você aprendeu e praticou.

São exercícios simples, que vão ajudar a ler uma imagem e reproduzi-la numa foto sua.

Surgirá uma imagem e você terá um tempo para fazer uma foto parecida.

A dica é seguir os ícones e lembrar sempre de achar a exposição ideal, que é quando o indicador do fotômetro está sob o número ”0”. As fotos ficam armazenadas logo abaixo para você comparar os resultados.

O simulador é totalmente gratuito e pensado para você aprender muito sobre foto. A intenção é que você pratique muito aqui e depois pegar sua Canon e fazer várias fotos na vida real. Clique aqui para acessar a plataforma ou vá até o menu do Canon College e clique em “Simulador”.

Se você tiver um celular android, também dá pra colocar o simulador do Canon College em seu aparelho. É só ir até a PLay Store e baixar o app "Simulador de câmeras Canon".

Com certeza você vai gostar muito.

Boas fotos!