Como trabalhar as cores em retratos

O fotógrafo Alan Alves vem com várias dicas para trabalhar e melhorar muito as cores de seus retratos.

----------------

Sempre gostei de fotografia. Quando era mais novo, costumava comprar revistas de surf e skate e achava aquelas fotos sensacionais, sempre pensando: "um dia quero ter uma câmera para registrar fotos como estas", porém não imaginava que era necessário ter técnica para determinadas fotos.
No final de 2014, estava trabalhando como assistente administrativo e quando a empresa pagou o 13º salário, decidi comprar minha primeira câmera: uma Canon EOS Rebel T3i com a lente EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM.

Em janeiro do ano seguinte, amigos que surfavam me chamaram para registrar uma sessão de surf. Foi aí que me vi realizando o sonho de fotografar aquele momento. Naquela mesma época, decidi me matricular em um curso de fotografia básica para aprender mais.

Canon EOS Rebel T3i - EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM - 1/1000 - ISO: 100
Foto: Alan Alves

Na sequência, tendo aulas de edição, descobri que fotografia vai além dos nossos olhos, e que com ela podemos criar - dentro dos softwares de edição - cores e contrastes incríveis.

Meus retratos são todos feitos no formato RAW para que possam ter uma boa “editabilidade” na pós-produção. Mas, mesmo tendo essa opção, gosto de ser bem detalhista no momento do click, harmonizando as cores das roupas do personagem com o cenário, abrindo assim um leque de possibilidades dentro dos editores de imagem.

Canon EOS 6D - EF 24mm f/2.8 IS USM 1/80 - ISO: 100
Foto: Alan Alves

Costumo usar cores específicas com os estilos de foto. Por exemplo, em fotos de vibe mais folk, costumo usar cores quentes na luz, na roupa, maquiagem e estilo de captação e edição.

Isso é algo que caracteriza muito meu trabalho.

É bom usar a regra dos terços e trabalhar com perspectivas

Gosto muito de usar duas regras de composição bem conhecidas na fotografia: a perspectiva e os pontos de ouro. Acredito que essas regras fazem toda a diferença nos olhos do leitor.

Canon EOS 6D - EF 85mm f/1.2L II USM - 1/500 - ISO: 400
Foto: Alan Alves

Na hora do click, direciono a modelo e observo bem o local, uso e abuso da criatividade da melhor forma possível, e recomendo que o fotógrafo não tenha medo de errar, pois permitir-se errar também serve como aprendizado.

Filmes, fotos e até músicas são importantes

Antes de fotografar já tenho em mente filmes que assisti e, por incrível que pareça, músicas que escuto. Acompanho também várias referências de fotógrafos internacionais como Alessio Albi, Luis Valadares e Kai Bottcher.

Penso antes de organizar o ensaio sobre as cores dos figurinos e como posso casá-los com os cenários - natureza, cidade, etc. - e estilo de cada personagem.

Canon EOS 6D - EF 85mm f/1.2L II USM - 1/160 - ISO: 1600
Foto: Alan Alves

Muito importante entender as regras básicas de fotometria, porém na minha fotografia não sigo sempre a fotometria perfeita. Muitas vezes vou encontrando a luz com o Live View ou no olhar mesmo e faço a foto. Vezes pode parecer um pouco mais superexposto ou mais subexposto. Minha prioridade é valorizar a estética que a luz pode trazer.

Utilizo mais a luz natural, geralmente em fim de tarde, tendo como vantagem usar câmeras que suportam ISO mais elevado e lentes de grande abertura, possibilitando usar muito o desfoque e nitidez que elas produzem.

Canon EOS 6D - EF 85mm f/1.2L II USM - 1/320 - ISO: 400
Foto: Alan Alves

Os equipamentos que uso

Minha primeira câmera Canon foi a T3i, e aprendi muito com ela. Atualmente uso uma Canon 6D com as lentes EF 85mm f/1.2L II USM e EF 50mm f/1.2L USM.

Tenho uma grande variedade de lentes, mas comecei a gostar de lentes de grande abertura de diafragma a partir do momento que entendi a relação entre a abertura e a profundidade de campo. Trabalhar com grandes aberturas foi algo que se tornou uma identidade do meu trabalho.

------------------------------------

Trabalhar com cores nos retratos é sempre um trabalho de muita observação. Em primeiro lugar, é preciso entender quais são as "cores do personagem". Trabalhar seu figurino, cabelo, olhar e casar tudo isso com um cenário que valorize ainda mais essa coloração.

Pode ser com o contraste de cores, a combinação delas ou até mesmo a padronização.

Depois disso tudo, um bom trabalho de pós-produção pode ajudar a estabelecer ainda mais a beleza da mistura das cores.

Busque referências de combinação de cores, não só em retratos, mas no mundo das imagens e, o mais importante: não pare de fotografar.

Canon EOS 6D - EF 35mm f/1.4L II USM - 1/1600 - ISO: 100
Foto: Alan Alves

Canon EOS 6D - EF 85mm f/1.2L II USM - 1/1600 - ISO: 100
Foto: Alan Alves

Canon EOS 6D - EF 85mm f/1.2L STM - 1/400 - ISO: 1000
Foto: Alan Alves