teste minha imagem
Google+

Dica Nível Básico

Como fotografar silhuetas

Quem nunca ficou sem ar com uma linda foto de silhueta no pôr do sol de alguém ou de um passeio na praia? Antes de sair clicando por aí, é preciso aprender uma regra básica da fotografia: a teoria da contraluz.

É bem fácil. Imagine a cena na seguinte ordem: a câmera, a pessoa fotografada e o sol atrás da pessoa. Agora vem a regra mágica: quando a câmera registra a pessoa com a luz do sol vinda por trás dela, essa pessoa criará uma sombra projetada por ela mesma. Este é o princípio de qualquer foto em que apareça apenas o contorno de alguém.

Para fazer fotos de silhuetas no pôr do sol, tente a regulagem 1/800’s ISO 400 f/5.6. Se não ficar perfeita, varie essa relação. Se a silhueta do objeto/pessoa não se formar, é preciso fechar mais o diafragma da câmera e/ou aumentar a velocidade de exposição do obturador. Lembre-se também de fotografar sem flash, para não correr o risco de iluminar os elementos que queremos que fiquem na sombra.

A partir das 17h é um ótimo horário para abusar das cores do céu e fazer fotos contra o sol, por conta da infinidade de tons gerados pelo pôr do sol. Teste, experimente e saia para fazer seus cliques sempre que puder!

Comentários

Deixe seu comentário
Nathalia Sant'Ana

PERFEITA EXPLICAÇÃO!!! Consegui logo de cara! <3

Que ótimo, Nathalia! :)