Aprenda a fotografar em HDR

Muitas fotos têm detalhes incríveis que podem passar despercebidos por nossos olhos ou ficam perdidos por não terem o destaque certo nas imagens.

São justamente esses detalhes que a fotografia em HDR valoriza.

HDR é a sigla para “High Dynamic Range”, que significa “Grande Alcance Dinâmico” em português. Essa técnica consiste em exibir a iluminação ideal de todos os pontos de uma foto, ou seja, locais escuros e claros de uma imagem são igualmente valorizados.

Nada fica subexposto – quando a fotografia está escura – ou superexposto – fotografia exageradamente clara. Tudo é exibido em sua melhor iluminação.

Isso acontece devido ao modo de realização da técnica: fotos de diferentes exposições são mescladas, gerando apenas uma fotografia com os melhores detalhes de cor e luz em todas elas. Dê uma olhada no exemplo abaixo.

 HDR

Repare como a foto tem cores bem definidas e vivas. Além disso, a ótima nitidez mostra como todos os elementos estão bem expostos na imagem.

COMO FAZER O HDR

Como citado anteriormente, para realizar uma foto em HDR é necessário registrar várias imagens de idêntico enquadramento, mas com exposições diferentes.

No exemplo que estamos utilizando, aplicamos três fotos: uma mais escura ou subexposta, outra ideal e a última mais clara ou superexposta.

Veja os exemplos abaixo:

 -1

Normal

Observe como as fotos têm diferentes relações de iluminação.

Vale ressaltar que todas as imagens que compõem uma fotografia em HDR devem ter exatamente o mesmo enquadramento, pois, como estamos lidando com a mescla de várias imagens, caso haja desigualdade o resultado não terá boa nitidez ou definição de cores. Inclusive, podem surgir os indesejados “fantasmas” – borrões causados por assuntos que se movem.

Por isso, geralmente as fotografias em HDR são de paisagens ou lugares estáticos, pois esses cenários não exercem movimentos intensos enquanto acontece a captação das imagens.

A escolha do número de imagens está muito associada ao gosto do fotógrafo, pois, quanto mais fotos utilizar, mais contrastado e detalhado será o resultado. Também, quanto maior for a distância entre os pontos de exposição no fotômetro, mais vívida e intensa será a foto final.

Ao garantir todas as imagens, o fotógrafo deve mesclá-las e criar uma só. Famosos softwares de edição de imagens têm esse recurso disponível, que é fácil de utilizar, com ótimos resultados.

Lentes

As lentes mais recomendadas para fotografias de paisagens e grandes amplitudes são as grande-angulares. A Canon tem diversas opções de lentes desse tipo, como a Canon EF-S 10-18MM F/4.5-5.6 IS STM, a Canon EF-S 10-22MM F/3.5-4.5 USM, a  Canon EF 16-35 F/2.8L II USM e a Canon EF 17-40MM F/4L USM são bons exemplos. Essas objetivas têm a capacidade de captar grandes ambientes por causa de sua distância focal.

Você pode saber mais sobre lentes grande-angulares clicando aqui.

HDR na T5i

A Canon T5i tem uma ótima ferramenta para fotos em HDR.

Este recurso gera três fotos automaticamente, mediante a programação da quantidade e diferentes exposições. Os disparos da câmera são sequenciados e evitam o risco de diferença de cenários entre as fotos. Ele está totalmente acessível no menu da Canon T5i. É só acessar, programar e garantir perfeitas fotos em HDR.

Para fazer as fotos que montarão o HDR, siga os seguintes passos em sua Canon T5i:

- Acesse o menu e selecione a segunda câmera, que simboliza as opções de configuração de foto;

- Selecione a opção “Compensação de Exposição/AEB” com o botão “set” ou diretamente no monitor touch LCD;

- Você definirá a exposição de suas fotos automaticamente ao utilizar a roleta dial (a mesma que altera a exposição e o diafragma); surgirá um segundo medidor apontando a diferença entre as fotos;

- Ao definir a exposição das fotos, pressione “set”.

Veja o exemplo da imagem abaixo.

Foto: Canal PhotoRec Toby/Youtube

A câmera fotografará três vezes com três exposições diferentes.

Para fotografar, basta pressionar o botão de disparo continuamente até que a câmera registre três cliques.

Pronto! Você tem as três imagens com diferentes exposições prontas para serem mescladas.

Agora é só soltar a criatividade e fazer belas imagens. Aproveite!

Comentários

Deixe seu comentário
José Getúlio Oliveira

Bom dia Comprei uma câmera Canon T5i, recentemente. Notei faltam alguns 'ajustes': 1. Selector de Modos: A, P ou M, etc? 2. 'Carregue' WB?? ou não? 3. No exemplo HDR vocês 3 fotos(Um sub, Dois super, Tres ideal) mas, câmera 'faz' Quarta Foto ESTA HDR? (eu não entendi...) Agradeço pela resposta José G. Oliveira

Olá, José. Por favor, entre em contato com nosso suporte através dos meios disponíveis no link: www.canon.com.br/suporte

Aline Souto de Paiva

Tem alguma dica ensinando a fazer a edição das fotos no photoshop?

Oi, Aline! Ainda não, mas a anotamos a dica. Fique ligada no Canon College e não perca nenhuma novidade. ;)

Bruno Santtos

Simplesmente amei a dica!

Luiz Gustavo Monteiro

Muito bom! Bem explicadinho! Essa ferramenta da T5i dá uma grande facilitada.

Mayara Santos

Maravilha!!! Vou tentar <3