5 lentes para dar um upgrade em suas fotos

Quem tem uma DSLR da Canon, com certeza já fez fotos com a famosíssima "lente do kit": a 18-55mm. Essa lente existe para atender a todas as primeiras necessidades de quem gosta de fotografar com câmeras DSLR. Vai desde planos mais abertos em 18 mm até enquadramentos mais adequados ao retrato quando está em 55 mm.

Mas como diversificar é sempre bom, traz mais criatividade e frescor, vamos sugerir outras lentes que podem ajudar a fazer aquelas fotos que você sempre quis.

Imagens bem abertas com a EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM (grande-angular)

A EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM é uma lente ideal para quem quer fazer fotos com enquadramentos bem amplos, por exemplo, uma imponente paisagem.

Imagine que você está em uma viagem e quer capturar todo o horizonte numa foto só, quer mostrar como o lugar é amplo. Para fazer essa foto, você vai precisar de uma lente que forneça imagens bem anguladas.

Lente F-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM.

As lentes capazes de fazer fotos assim são chamadas de grande-angular, e a EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM é uma delas. Como o próprio nome sugere, as grande-angulares são feitas para captar grandes ângulos. Por isso, essa lente é perfeita para capturar a imponência e a amplitude das paisagens e de muitas outras situações de foto que peçam ângulos abertos.

Lentes grande-angulares podem captar todo o horizonte.

Além de amplas fotos, por ser uma grande-angular, a EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM tem uma perspectiva que arredonda as pontas para conseguir enquadrar os extremos das imagens. Por conta disso, essa lente também pode ser ótima para brincar com as "distorções" da perspectiva.

Os retratos em primeiro plano, por exemplo, ganham um visual atrativo. As pessoas ou objetos são aumentados, e suas referências no quadro ficam muito interessantes.

Os retratos ganham este tom mais dinâmico quando feitos com uma grande-angular.

Com uma EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM, você pode tanto enquadrar grandes amplitudes quanto ser muito criativo em seus retratos.

Fundo bem desfocado com a EF 50mm f/1.8 STM (Prime)

Todo mundo gosta de ver aquelas fotos com fundo bem desfocado, retratos mais nítidos e bem iluminados. Um fator importantíssimo para fotos assim é a lente usada para realizá-las. Inclusive, a lente é a principal responsável pelo fundo intensamente desfocado, que ajuda a dar destaque ao primeiro plano.

Saiba que muitas dessas fotos que gostamos tanto foram feitas com uma lente EF 50mm f/1.8 STM.

Lente EF 50mm f/1.8 STM.

Ela é uma lente do tipo Prime. Significa que tem uma distância focal fixa e uma grande abertura de diafragma.

O diafragma é o elemento que controla a quantidade de luz que passa através da lente para chegar até o sensor, onde a foto é registrada.

Para fazer um fundo bem desfocado, a regra é simples: quanto mais aberto estiver o diafragma, representado pelo símbolo "f", mais intensa é a possibilidade de desfoque.

Desfoques bem intensos com lentes de diafragma aberto.

Cada lente tem uma abertura máxima de diafragma, que é sinalizada em sua nomenclatura, e as lentes que estão mais próximas do número 1 têm maiores aberturas.

Por exemplo, uma lente de abertura máxima f/3.5 deixa passar menos luz do que uma lente de diafragma máximo f/2, ou seja, a última gera desfoques mais intensos.

Agora imagine a EF 50mm f/1.8 STM. Sim, o diafragma é bem amplo, e o desfoque pode ser incrível.

As lentes Prime desfocam o fundo e isso é ótimo para destacar o primeiro plano.

Além de tudo isso,  a EF 50mm f/1.8 STM tem uma distância focal perfeita para retratos, pois não tem distorção de perspectiva e faz fotos bem fiéis ao que nossos olhos são capazes de enxergar do ambiente e da relação de perspectiva das pessoas e dos objetos.

Fotografe os mínimos detalhes com a EF-S 60mm f/2.8 Macro USM (Macro)

Sabe aquelas fotos que pegam detalhes mínimos de qualquer objeto ou pessoa? Mas são os mínimos detalhes mesmo. Sabe aqueles que a olho humano ficam até difíceis de enxergar?

Lente EF-S 60mm f/2.8 Macro USM

Sim, todas estas imagens foram feitas com uma lente macro. A EF-S 60mm f/2.8 Macro USM é uma lente macro bem famosa e acessível.

As macros são lentes construídas de tal forma que conseguem focar em detalhes extremos de objetos e pessoas. Por exemplo, o orvalho que cai da pétala da flor, o reflexo de uma luz na pupila de uma pessoa, deliciosos pratos, o pelo arrepiado no braço, o inseto visto com uma perspectiva impressionante etc.

A EF-S 60mm f/2.8 Macro USM é perfeita para fotos bem detalhadas. As imagens feitas com essa lente, com certeza, têm uma proposta estética muito interessante, pois revelam detalhes que não estamos acostumados a ver.

Você vai precisar de uma macro para captar o mundo de um jeito diferente, e a EF-S 60mm f/2.8 Macro USM pode ser essa lente.

Fotografe a longas distâncias com a EF-S 55-250MM f/4-5.6 IS STM (Tele)

Imagine que está na rua e uma maravilhosa revoada de pássaros passa bem acima de você. Você está com a câmera e quer fotografá-los para não perder esse momento único.

Você aponta a câmera e vai até o máximo do range de zoom de uma lente mais aberta, mas os pássaros continuam distantes. Você não consegue enquadrá-los e acaba perdendo a foto.

Essa história teria um final bem diferente se você estivesse usando uma lente do tipo tele, a EF-S 55-250MM f/4-5.6 IS STM, por exemplo.

Lente EF-S 55-250MM f/4-5.6 IS STM.

Essa lente é perfeita para fotografar objetos, pessoas e, nesse caso, pássaros a longas distâncias.

A EF-S 55-250MM f/4-5.6 IS STM, por exemplo, aproxima bem o enquadramento da imagem e permite fotografar bem de longe como se estivesse de perto. Isso é muito útil.

Em viagens, por exemplo, uma lente tele como a EF-S 55-250MM f/4-5.6 IS STM é extremamente útil para não perder nenhuma foto. Afinal, viagens são repletas de momentos únicos.

O amplo range de zoom pode captar assuntos mais próximos em 55 mm e aqueles bem distantes quando em 250 mm.

Ter uma lente tele é quase obrigatório quando se quer aumentar as possibilidades de fotos com outras lentes além da lente do kit.

Mais qualidade nas fotos com a EF 16-35MM f/2.8L II USM (Série L)

A Canon tem um segmento de lentes trabalhadas com o máximo primor de performance e estética.

Esse segmento é chamado de Série L, e uma das lentes mais conhecidas desse tipo é a versátil EF 16-35MM f/2.8L II USM.

Lente EF 16-35MM f/2.8L II USM.

As lentes da Série L são feitas com materiais mais robustos e de altíssima qualidade. É claro que isso gera imagens diferenciadas. Acredite na qualidade, o trabalho de feitura dessas lentes é realizado milimetricamente.

Só para se ter uma ideia: são materiais ópticos especializados como fluorita sintético, vidro UD e SuperUD e lentes asféricas de grande abertura e alta precisão; apenas as lentes Canon que têm os mais altos padrões de desempenho fotográfico podem ter a designação “L”.

As lentes da Série L são identificadas por uma linha vermelha brilhante no corpo da lente. Com certeza, ter uma lente Série L é dar um passo bem à frente na fotografia.

-------

Ter uma DSLR é poder diversificar e apostar em diversos tipos de fotos. Isso tem uma relação direta com as lentes que você tem a seu dispor. Quanto mais lentes, mais possibilidades incríveis.

Quer dar um upgrade nas suas fotos? Invista em boas lentes e bons clicks.