teste minha imagem
Google+

Perguntas frequentes

Se ainda tem dúvidas, envie uma mensagem clicando aqui.

Sobre o concurso

O que é o concurso Olhares Inspiradores Canon?

O Concurso Olhares Inspiradores Canon foi desenvolvido pela Canon e seus embaixadores para te inspirar a capturar uma história em uma imagem e para premiar talentos brasileiros na fotografia. A 1a edição do concurso aconteceu em 2016 e, devido ao grande sucesso, a Canon lançou a 2a edição, em 2017. Nesta edição, o concurso terá 10 etapas, uma por mês, de março a dezembro. Cada etapa terá um tema, e os participantes deverão enviar fotos dentro do tema para a seleção do júri. Para serem aceitas, as fotos precisam ser tiradas com equipamento Canon.

A edição de 2017 dividirá as inscrições em duas categorias: EOS FULL FRAME e COMPACTAS / EOS APS-C. Toda foto, quando inscrita, dependendo da câmera usada para sua produção, cairá automaticamente em uma das categorias. O sistema do site identificará a informação da câmera no arquivo da foto para realizar a categorização. Cada inscrito poderá enviar até 3 fotos por etapa (mês), para qualquer uma das categorias.

Fiquem atentos às datas das etapas para envio das inscrições, e às datas de julgamento de cada etapa. Para participar, acesse college.canon.com.br/concursos e para maiores detalhes acesse o regulamento em acesse college.canon.com.br/concursos/regulamento.

Quais são os temas do Concurso?

1 - MARÇO - Natureza Exuberante: Deixe o seu olhar se perder na natureza, por exemplo, no verde das árvores, nas ondas do mar e nos raios do pôr do sol, para encontrar uma nova fotografia. Aqui serão escolhidos os cliques que melhor nos mostrarem a grandeza e a força da natureza.

2 - ABRIL - Um Novo Ângulo: A diferença está nos olhos de quem vê... e não nas mãos de quem clica. Aqui serão escolhidas as imagens mais surpreendentes, com novos ângulos. Solte a criatividade e mostre a sua forma de olhar o mundo!

3 - MAIO - Pessoas e Expressões: Olhares, pele, sorrisos, lágrimas... A beleza está em todo canto, mas também, há aquela que precisa ser redescoberta. Queremos ver a sua forma de enxergar a beleza das pessoas em suas mais variadas formas.

4 - JUNHO - Beleza Urbana: Prédios, túneis, construções, grafites... O emaranhado de tudo o que envolve uma grande cidade. Abra seus olhos e nos mostre o que há de belo nos centros urbanos!

5 - JULHO - Coisas do Brasil: Qual a cara do seu Brasil? Queremos ver cliques que retratam e contemplam toda a diversidade e beleza que existem aqui.

6 - AGOSTO - Esportes: Corra porque essa etapa é pura ação! Seu clique pode nascer, por exemplo, em uma partida profissional ou no campinho da praça. Queremos ver o suor escorrendo e escutar o grito de gol! É só saber ver! Vale qualquer esporte.

7 - SETEMBRO - Vida Animal: Eles podem ser dóceis ou assustadores, peludos, com asas, escamas... não importa se você não o levaria para passear. Mostre aqui os diferentes animais que habitam o seu mundo.

8 - OUTUBRO - Luz e Sombra: Para o fotógrafo, luz e sombra são como as tintas do pintor. Nesta etapa queremos que você nos surpreenda com os contrastes mais inusitados que podemos encontrar no dia a dia.

9 - NOVEMBRO - Infâncias: Liberte a criança que existe dentro de você e nos mostre as mais variadas infâncias que existem no Brasil. Na cidade ou na floresta, na praia ou na serra... ser criança é criar mundos e se divertir em qualquer espaço!

10 - DEZEMBRO - Um Outro Lugar: Que viajar faz bem para a alma todo mundo sabe, afinal, conhecer lugares diferentes é muito inspirador. Nos mostre o que você clicou nas suas andanças pelo mundo.

Por que a Canon está realizando este concurso?

A Canon realiza concursos de fotografia em vários países, inclusive o Brasil, onde há fotógrafos profissionais e amadores muito criativos e que podem ajudar a Canon a mostrar à comunidade do Canon College todo o potencial de seus equipamentos - e, o que é melhor, premiando os melhores resultados.

Durante quanto tempo acontece o Concurso?

A edição 2017 do concurso ocorre em território nacional, de março a dezembro de 2017.

Quanto tempo tenho para participar?

Das 13h do dia 6 de março de 2017 à 12h59 de 08 de janeiro de 2018, horário de Brasília.

Como acontece o Concurso?

Nesta edição, o concurso terá 10 etapas, uma por mês, de março a dezembro. Cada etapa terá um tema, e os participantes deverão enviar fotos dentro do tema para a seleção do júri. Para serem aceitas, as fotos precisam ser tiradas com equipamento Canon.

A edição de 2017 dividirá as inscrições em duas categorias: EOS FULL FRAME e COMPACTAS / EOS APS-C. Toda foto, quando inscrita, dependendo da câmera usada para sua produção, cairá automaticamente em uma das categorias. O sistema do site identificará a informação da câmera no arquivo da foto para realizar a categorização. Cada inscrito poderá enviar até 3 fotos por etapa (mês), para qualquer uma das categorias.

Fiquem atentos às datas das etapas para envio das inscrições, e às datas de julgamento de cada etapa. Para participar, acesse college.canon.com.br/concursos e para maiores detalhes acesse o regulamento em acesse college.canon.com.br/concursos/regulamento.

Como ocorrerá a premiação?

Ao final de cada uma das 10 etapas do concurso os três melhores colocados de cada categoria (são duas categorias) ganharão prêmios, conforme o regulamento.

São duas categorias: EOS FULL FRAME e COMPACTAS / EOS APS-C.

Quais são os prêmios?

Para cada uma das 10 etapas serão premiadas 6 (seis) fotos, sendo 3 (três) de cada uma das 2 (duas) categorias:

- CATEGORIA 1: COMPACTAS / EOS APS-C

1º Colocado: 01 (uma) Câmera Canon, EOS REBEL T6I KIT EF-S 18-55MM IS STM;
2º Colocado: 01 (uma) Lente Canon, EF-S 10-18MM F/4.5-5.6 IS STM;
3º Colocado: 01 (uma) Impressora Multifuncional PIXMA MAXX TINTA G3100.

- CATEGORIA 2: EOS FULL FRAME

1º Colocado: 01 (uma) Lente Canon, EF 70-200MM F/4L IS USM;
2º Colocado: 01 (uma) Lente Canon, EF 50MM F/1.4USM;
3º Colocado: 01 (uma) Impressora Fotográfica Canon Jato de Tinta PRO-100.

Onde os prêmios serão entregues?

Na residência dos ganhadores. Por isso é importante o cadastro correto e, se você já estava cadastrado no site do Canon College antes do Concurso, também é importante manter seu cadastro atualizado, pois será através dos dados informados no cadastro que nossa equipe fará contato com os ganhadores para entregar os prêmios. Para receber o prêmio é importante ter, em mãos, a cópia do seu CPF e RG.

Termos e condições

Quais são os termos e condições do Concurso?

Você pode encontrar o regulamento do concurso aqui. Também disponibilizamos nessa página uma lista de perguntas frequentes caso esteja com alguma dúvida.

E se o vencedor falecer?

O prêmio será entregue ao respectivo espólio com condição comprovada em até 180 dias após a data de divulgação dos vencedores do concurso.

Para candidatar-se

Quem não pode participar do concurso?

Mestres Canon em Fotografia; Embaixadores Canon; funcionários de prestadoras de serviço e seus familiares, funcionários da Promosorte e Merchandising Ltda. e seus familiares ou qualquer empresa que se relacione com a Produção; Pessoas com idade inferior a 13 anos. Para mais informações consulte o regulamento.

Se eu estiver no exterior, posso participar?

O Concurso é restrito a pessoas residentes no Brasil.

Tenho menos de 18 anos, posso participar?

Sim, mas a idade mínima é de 13 anos. Inscritos entre 13 e 18 anos terão que informar os dados de um de seus pais ou responsáveis para poder participar.

Qual câmera devo usar na competição?

Pode ser qualquer tipo de câmera Canon. Vale lembrar a câmera usada para tirar a foto que você pretende inscrever determinará em qual das duas categorias a foto será colocada pelo sistema. São duas categorias: EOS FULL FRAME e COMPACTAS / EOS APS-C.

Por que fotógrafos que não tem câmera Canon não podem participar?

Queremos oferecer algo especial para os usuários Canon, descobrir novos talentos e revelar o que há de melhor na forografia brasileira.

Agora tenho uma câmera Canon, mas alguns clicks meus foram feitos em uma câmera de outra marca ou smartphones, posso participar?

Particularmente, para essa competição, você pode enviar apenas fotos feitas com uma câmera Canon.

Sou fotógrafo profissional, posso competir?

Sim, você é bem-vindo. Muito provavelmente suas fotos serão automaticamente inscritas pelo sistema na categoria EOS FULL FRAME, já que a maioria dos profissionais utiliza esse tipo de equipamento Canon.

Como me inscrevo?

Você deve ser inscrever no nosso site, college.canon.com.br, clicando no ícone da silhueta no alto do site e preenchendo seu cadastro. Depois disso basta clicar na opção CONCURSOS, no menu superior.

Quando tento me inscrever aparece um erro "THE DATE MUST NOT BE NULL", mas preenchi tudo. O que devo fazer?

Certifique-se de estar utilizando a versão mais recente do navegador (de preferência, o Google Chrome usando uma aba anônima).

Não estou conseguindo me cadastrar, o que devo fazer?

Na mesma tela de cadastro, você verá uma mensagem sobre o que pode ter causado problemas no seu cadastramento no Concurso Olhares Inspiradores Canon. Caso os problemas persistam, entre em contato conosco através da opção "Contato" do site. Nela, você tem suporte via e-mail.

Como Participar?

Como participar do Concurso Olhares Inspiradores Canon?

1. Crie um perfil no site Canon College, caso você ainda não tenha um.

2. Clique em CONCURSOS, no menu principal, para ver qual é o tema e período em andamento. Leia atentamente as instruções sobre o tema, as dicas do embaixador, e produza sua foto (ou escolha uma foto já produzida que atenda ao tema)!

3. Quando a foto estiver pronta, transfira-a para seu computador, volte ao site, e faça o upload da foto na página do CONCURSO, seguindo as instruções da página. Atente-se ao respectivo período de participação para o tema em questão.

4. Depois disso, é só torcer para que a Comissão Julgadora goste da sua foto e que ela seja premiada.

O que não é permitido?

Fotos contendo por exemplo:

a) Discriminação por sexo, gênero, raça, cor, religião, nacionalidade, posicionamento político, discursos de ódio e/ou conteúdo sexual de qualquer natureza.

b) Nudez, álcool, drogas ou cigarros;

c) Infrações de direitos autorais e morais de qualquer pessoa;

d) Anúncios ou veiculação de produtos, serviços ou marcas;

e) Referências desonrosas a pessoas e obras culturais;

f) Violação das regras de competição; ou

g) Qualquer outro conteúdo considerado pela Promotora como impróprio;

Posso incluir pessoas na minha imagem? E crianças?

Sim! O único cuidado é com o rosto da pessoa. Se estiver em evidência e for identificável, é necessário que essa pessoa dê uma autorização de imagem formal para que você possa submeter a foto ao concurso. O mesmo se aplica para crianças. Essa é uma competição pública e desclassificaremos, por exemplo, qualquer imagem que tenha nudez infantil, ainda que seja com autorização dos responsáveis.

O que acontece caso eu não consiga autorização de imagem de uma pessoa?

Isso depende de quem é a pessoa. Existem casos em que são movidos processos judiciais contra o fotógrafo.

Minhas informações pessoais serão difundidas?

Entendemos que a sua privacidade é importante. A única informação pessoal que se tornará pública além da foto inscrita será o nome do autor. Você pode descobrir como lidamos com as suas informações em Política de Privacidade.

Quais informações serão disponibilizadas para o público?

Se sua foto for aprovada pela moderação, ela será publicada na galeria onde aparece o nome do autor e os dados da foto (título, descrição, tags, dados e configurações da câmera).

Quantas vezes posso participar?

Cada fotógrafo pode enviar 3 (três) foto por período, ou seja, 3 (três) por tema / mês. Ao todo, serão 10 temas de junho a dezembro de 2016. Você pode participar de todas as etapas, com 3 (três) foto para cada tema.

Fotos em orientação retrato ou paisagem?

É você quem decide :)

E quanto à resolução e tamanho da imagem?

Você pode nos enviar imagens de 1MB a 5MB, independentemente da resolução.

O que acontece se a imagem estiver fora das especificações de tamanho?

Se a sua imagem for muito grande, você não poderá fazer a submissão para a participação. Se for muito pequena, pode valer a pena fazer outro click que se enquadre nos padrões propostos aqui. Utilize algum programa de tratamento de imagens para se enquadrar às especificações do Concurso antes do envio da foto.

Quando tento inscrever uma imagem aparece um erro dizendo "ERRO! A foto precisa ser tirada com uma câmera Canon.", mas eu tirei essa foto com uma Canon! O que há de errado?

A foto provavelmente foi editada em algum programa que removeu os meta-dados da imagem, tornando impossível ao site detectar se foi feita ou não com uma Canon. Assegure-se, ao exportar a imagem, de manter os meta-dados (também conhecido como dados EXIF) de forma que o site possa validar as informações normalmente.

Quantas categorias o concurso terá em 2017?

A edição de 2017 dividirá as inscrições em duas categorias: EOS FULL FRAME e COMPACTAS / EOS APS-C. Toda foto, quando inscrita, dependendo da câmera usada para sua produção, cairá automaticamente em uma das categorias. O sistema do site identificará a informação da câmera no arquivo da foto para realizar a categorização. Cada inscrito poderá enviar até 3 fotos por etapa (mês), para qualquer uma das categorias.

O que acontece se eu perder a data de submissão de imagem?

Você sempre pode entrar no desafio do próximo mês! Teremos 10 desafios, um por mês, de março a dezembro de 2017. Apenas atente-se ao tema referente ao respectivo período de participação.

Depois de submeter a foto, posso alterar a imagem, descrição ou alguma outra informação na página?

Não. Uma vez enviada a foto, ela será o material avaliado.

Caso eu tenha submetido uma foto e não queira mais participar do concurso, posso excluí-la do site?

Não. O usuário não poderá excluir o material carregado no site pois ele já estará no nosso banco de imagens.

Posso usar sofwares de edição de imagem (como Photoshop)?

Sim, para edições básicas como cor e corte. No entanto, as fotografias devem ser reais e não composições ou maniplações digitais. Você deve usar as ferramentas que estão disponíveis na câmera. Os ajustes permitidos serão os básicos, como realce na cor do céu.

Quando faço o upload da minha foto, tenho os direitos autorais?

Sim, a foto sempre será sua, mas ao submeter a sua foto ao concurso "Olhares Inspiradores Canon", você compartilha os direitos de imagem com a Canon de forma irrestrita e definitiva. Se viermos a usar sua foto no futuro, sempre mencionaremos sua autoria. (vide regulamento para maiores detalhes).

Preciso colocar tag nas minhas imagens?

Nós recomendamos que sim, pois, sua foto será encontrada com mais facilidade na galeria. Se você quiser, você também pode indicar onde a foto foi tirada. Cada imagem pode ter até 10 tags.

Onde posso encontrar as imagens depois de carregadas no site?

Na galeria do concurso. Quando você entra no site do Concurso Olhares Inspiradores Canon, você tem diversas formas de buscar imagens. Algumas opções são nome da imagem, desafio do mês, autoria, tipo de câmera e categoria.

Já tenho um login no college.canon.com.br (site do Concurso), mas não consigo entrar no meu perfil.

No cabeçalho do site clique no ícone de silhueta cinza, e depois na opção ESQUECI MINHA SENHA, e siga as instruções na tela em seguida.

Quantas imagens posso enviar por tema / mês?

A cada tema / mês, cada candidato(a) pode enviar três imagens.

Moderação

Quanto tempo demora para a minha foto aparecer na galeria?

Nosso time de moderação revisará sua foto e, caso ela atenda às regras do concurso, realizará sua publicação na galeria do site em até 3 dias úteis. Você receberá um aviso por e-mail quanto ao resultado da moderação. Apenas as fotos que forem aprovadas na moderação serão avaliadas pela Comissão Julgadora e estarão sujeitas a premiação.

Como mudar o tipo de câmera?

O site do Concurso recuperará automaticamente as informações da câmera e outras características da foto quando ela for submetida. Não há necessidade de alterar ou informar nenhuma característica da câmera ou do equipamento manualmente.

Como saber se minha foto foi aprovada?

Depois de avaliar a sua imagem, te enviaremos um e-mail com a mensagem de aprovação ou reprovação.

Se a minha participação no Concurso for rejeitada, tenho outra chance?

Sim. O limite de participação é de 3 fotos válidas por etapa / tema / mês. Caso alguma das 3 fotos seja reprovada, você poderá substitui-la, desde que o período de participação na mesma etapa ainda não tenha terminado.

Quem fará parte da Comissão Julgadora?

O júri de 2017 é composto de Araquém Alcântara e Jonne Roriz.

O concurso será de quanto tempo?

O Concurso Olhares Inspiradores Canon acontecerá de março a dezembro de 2017, com uma etapa por mês, totalizando 10 períodos no ano de 2017. Cada mês terá um tema de fotografia.

Julgamento

O que os jurados considerarão ao selecionar as imagens vencedoras?

Os jurados estarão atentos aos 3 principais desafios do concurso, que são:

_Como você interpreta o desafio do mês
_ Abordagem criativa
_ Originalidade

O que os jurados não considerarão durante o julgamento das imagens?

_ Elementos técnicos - O foco será sempre a história contada através da sua foto.
_ Tipo de câmera - desde que seja um equipamento Canon, não importa de qual tipo é.

Em quantos dias saberei quem foi o candidato vencedor de cada tema/período?

A divulgação ocorrerá no site do Concurso, em datas diferentes conforme a etapa. Consulte o regulamento para saber as datas exatas em que ocorrerá o julgamento e a divulgação dos ganhadores de cada etapa.

Se eu for o ganhador, quem deverei contatar?

Os ganhadores serão contatados através de telefone, e-mail ou telegrama. Você também poderá acessar college.canon.com.br e clicar na opção "Contato" para obter as instruções via e-mail.

Os prêmios podem ser trocados?

Não. O seu prêmio será entregue na forma indicada no Regulamento, não pode ser trocado por outro e nem convertido em dinheiro. Você recebe o seu prêmio sem qualquer ônus.

Quanto tempo tenho para receber o prêmio, caso vencedor?

Você receberá o prêmio em até 30 dias após a data de divulgação do resultado.

O que acontece em caso de fraude comprovada?

O referido participante, em caso de fraude, será desclassificado, podendo responder por crime de falsidade ideológica ou documental. Neste caso, outro participante assume a sua colocação.

Quem fará o julgamento das imagens e quando?

A Comissão Julgadora do Concurso é formada por 2 jurados. Cada um dos 10 períodos terá o julgamento acontecendo poucos dias depois do encerramento da etapa. Vide o regulamento para informações detalhadas das datas de cada período.

Onde os prêmios serão exibidos?

No site do concurso, dentro de cada desafio, você encontra os detalhes sobre os prêmios oferecidos aos 3 primeiros colocados de cada uma das 2 categorias.

Como saber se houve algum impedimento com a minha imagem?

O impedimento da imagem ocorre por não conformidade com as regras do concurso, sendo, nestes casos encaminhado ao participante um aviso via e-mail.